"CALA BOCA GALVÃO" é um fenômeno típico da internet brasileira, uma piada interna levada às últimas consequências, quando até o que não era motivo de piada (pense na camiseta usada pelo bêbado Jeremias ou os "vegetais folhosos" citados por Ruth Lemos) acaba virando. Foi o que aconteceu quando a já clássica frase escrita em cartazes por diferentes torcedores brasileiros, esperando apenas a câmera da TV Globo, atingiu o em cheio o público estrangeiro. Que, ao se perguntar sobre o que era aquilo que os brasileiros tanto falavam, foram vítimas de um trote em escala global.
A Ana contou esta história na própria sexta-feira e explicou como um grito de cala a boca tornou-se uma campanha ecológica via Twitter. E durante o fim de semana, variações da piada fizeram-na ganhar proporções ainda maiores. Antes de ser esclarecida e parar nos topo dos trending topics mundiais, a expressão ainda era motivo de dúvida. Perguntava-se o jornalista Peter Kafka, do Wall Street Journal, ao anunciar os trending topics patrocinados, o que a frase significava no final de sua matéria. Logo depois, Paulo Coelho twittava desinformação de propósito, como grande parte dos brasileiros bilíngues:
Disseram até que "Cala Boca Galvão" era uma música nova da Lady Gaga. Nem "Hitler" entendeu nada:
O trote logo foi esclarecido quando o site Mashable publicou o nome do locutor da Globo como o terceiro trending topic mais usado durante a Copa do Mundo deste ano, ficando atrás apenas de "vuvuzela" e "World Cup Kickoff Concert". Mas mais brasileiros desocupados tiveram tempo de produzir o vídeo abaixo, que a Gabi acabou de postar em seu blog:
O tal Galvao Institute tem até Twitter próprio. O assunto tem muito a ver com a matéria de capa do Link desta segunda (depois eu falo mais sobre ela), mas aposto que ainda veremos algum desdobramento desta história em breve.