Foto do(a) blog

Impressão Digital

Brasil, o País da piada interna

Nunca na história deste País se enganou tantos estrangeiros ao mesmo tempo como uma só piada

PUBLICIDADE

Por Alexandre Matias
Atualização:

"CALA BOCA GALVÃO" é um fenômeno típico da internet brasileira, uma piada interna levada às últimas consequências, quando até o que não era motivo de piada (pense na camiseta usada pelo bêbado Jeremias ou os "vegetais folhosos" citados por Ruth Lemos) acaba virando. Foi o que aconteceu quando a já clássica frase escrita em cartazes por diferentes torcedores brasileiros, esperando apenas a câmera da TV Globo, atingiu o em cheio o público estrangeiro. Que, ao se perguntar sobre o que era aquilo que os brasileiros tanto falavam, foram vítimas de um trote em escala global.

A Ana contou esta história na própria sexta-feira e explicou como um grito de cala a boca tornou-se uma campanha ecológica via Twitter. E durante o fim de semana, variações da piada fizeram-na ganhar proporções ainda maiores. Antes de ser esclarecida e parar nos topo dos trending topics mundiais, a expressão ainda era motivo de dúvida. Perguntava-se o jornalista Peter Kafka, do Wall Street Journal, ao anunciar os trending topics patrocinados, o que a frase significava no final de sua matéria. Logo depois, Paulo Coelho twittava desinformação de propósito, como grande parte dos brasileiros bilíngues:

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Disseram até que "Cala Boca Galvão" era uma música nova da Lady Gaga. Nem "Hitler" entendeu nada:

O trote logo foi esclarecido quando o site Mashable publicou o nome do locutor da Globo como o terceiro trending topic mais usado durante a Copa do Mundo deste ano, ficando atrás apenas de "vuvuzela" e "World Cup Kickoff Concert". Mas mais brasileiros desocupados tiveram tempo de produzir o vídeo abaixo, que a Gabi acabou de postar em seu blog:

Publicidade

O tal Galvao Institute tem até Twitter próprio. O assunto tem muito a ver com a matéria de capa do Link desta segunda (depois eu falo mais sobre ela), mas aposto que ainda veremos algum desdobramento desta história em breve.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.