PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Impressão Digital

Gina Indelicada e os novos dilemas de um novo século

-

Por Alexandre Matias
Atualização:

Os diálogos são curtos e aparecem no chat do Facebook. As conversas usam a informalidade típica da web, usando 'q', 'vc' e palavras sem acentuação. A imagem da pessoa é um avatar com um rosto conhecido. Identificada por Gina, ela é questionada por um usuário: "Gina, dá uma dica pras meninas q procuram um menino romantico, sensivel, atento, amoroso, bonito..." E responde: "Olha, a dica é que esse tipo de menino tbm está a procura de meninos".

PUBLICIDADE

O rosto de Gina é o de uma loira de beleza publicitária clássica bastante conhecida por brasileiros ao adornar a caixa de palitos da marca que leva seu nome. Mas, online, virou a Gina Indelicada, uma página no Facebook disposta a responder perguntas com gracinhas e grosserias. Ela foi criada em 14 de agosto e na sexta-feira já se aproximava dos 2 milhões de fãs.

Seu criador, o mineiro Henrique Lopes - que assina Ricck Lopes -, de 19 anos, se tornou uma celebridade-relâmpago. Seu nome ganhou mais destaque depois de a fábrica de palitos da Gina original manifestar surpresa com o sucesso inusitado de sua garota-propaganda. Especulou-se a possibilidade de processo, mas logo a empresa disse que consideraria falar com o rapaz para pensar na estratégia digital da marca.

O contato entre uma empresa de 65 anos e um garoto de 19 logo foi notado. Ricck foi entrevistado tanto pela revista norte-americana Forbes em seu site quanto pelo humorista Danilo Gentilli no programa Agora é Tarde.

Ricck aparenta um bad boy dos anos 50, jeans, jaqueta, barba por fazer, topetão, e fala como um publicitário monótono. Diz mais de uma vez que Gina Indelicada é o resultado de pesquisas que faz na internet e que seu sucesso não é puro acaso. "Como estou no início da minha faculdade e, logicamente, da minha carreira, eu preciso ter cases (pronuncia-se "queises") pra que isso me dê credibilidade", disse ele a Gentilli, monocordicamente, como se estivesse recitando um texto decorado, numa fala sem graça e previsível.

Publicidade

A seu favor, Ricck tem outros "queises" no currículo: o perfil no Twitter @VouConfessarQue (onde se apresenta como "o segundo Twitter mais retuitado do mundo, perdendo só pro Justin") e a página no Facebook Muito Tédio, que tem quase 800 mil fãs. O sucesso de Gina Indelicada é um passo natural nessa escalada.

Mas logo vieram críticas sobre a originalidade das piadas grosseiras de Gina No Facebook, a página Gina Kibadora Indelicada lista tweets de pessoas desconhecidas que escreveram as mesmas respostas atravessadas da personagem (a frase citada no início do texto é uma delas). "Kibar", na internet, é copiar sem dar a autoria, e tem origem nas acusações contra as piadas de Antonio Tabet, do Kibe Loco, que assume piadas alheias com a marca de seu site.

Ricck se desculpou no Twitter usando a pior das justificativas. "Eu contratei uma pessoa e ela fez isso. A maioria sem eu saber. Eu cuidei da parte de criação e estratégia", escreveu. A discussão sobre autoria e humor não é nova. Falamos do tema no Link em junho, na reportagem "Piada tem dono?", da repórter Tatiana de Mello Dias. Mas, se a marca de palitos tivesse contratado os préstimos de Ricck, assumiria a derrapada?

Pois no fim das contas, a questão em relação a esse caso é menos de direito autoral e originalidade e mais sobre marketing pessoal e oportunidade de trabalho, podendo ser resumida num curto momento da entrevista de Ricck a Gentilli: "Depois cê dá as dicas pro meu Facebook?", sugere Gentilli, 500 mil fãs em sua página oficial. "É nóis!", responde Ricck, sorrindo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.