Foto do(a) blog

O lado livre da internet

Por um reservatório de cultura livre (parte 1)

Tirinha de Nina Paley ("Bons artistas copiam; grandes artistas roubam; para todos os outros há o copyright.")

PUBLICIDADE

Por CCSL
Atualização:

Por André Solnik*

PUBLICIDADE

Nós, paulistas - mas não só, é importante frisar -, estamos aprendendo na marra que a água é um bem escasso. Se o seu uso for mal administrado, não tem jeito, os reservatórios secam e ponto final. As ideias, por outro lado, não sofrem dessa limitação: quanto mais ideias trocamos, mais ideias temos. Elas só deixam de existir, justamente, se não forem compartilhadas.

Faça um exercício rápido de abstração: imagine um grande reservatório público que guarde, em vez de água, todo o conhecimento acumulado da humanidade. Lá, qualquer um tem a liberdade de copiar, distribuir e modificar o que quiser. Enquanto existirem seres humanos é certo que o nível desse reservatório estará cada vez mais alto.

A ideia pode parecer interessante, mas não se encaixa com a lógica do sistema capitalista. Como transformar algo abundante e de livre circulação em mercadoria? Indo direto ao ponto: como tornar o conhecimento em um negócio rentável? Foi preciso desenvolver mecanismos legais que fizessem dele um bem escasso e que garantissem direitos exclusivos sobre criações humanas. Enfim, foi preciso impor restrições ao uso do reservatório.

O copyright é um desse mecanismos. Virou lei na Inglaterra no começo do século XVIII com o intuito de impedir a reprodução não autorizada de livros e rapidamente se espalhou pelo mundo todo. A justificativa amplamente aceita é a de que ele garante um meio de subsistência ao criador e serve de incentivo para que ele continue produzindo. Razoável, não? Afinal, não parece justo que um escritor morra de fome caso decida viver de sua produção literária.

Publicidade

Na prática, porém, a história é outra. Não é preciso fazer uma pesquisa muito aprofundada para perceber que quem sai ganhando com isso é a indústria cultural. Um dado chama a atenção: na maioria dos países, o copyright é válido por no mínimo cinquenta anos após a morte do autor antes que sua obra caia em domínio público. Defunto precisa de grana pra se sustentar? Defunto cria? Não que se tenha notícia...mas uma coisa é certa: defunto dá lucro.

O esquema de copyright protegeu essa indústria por séculos. Cópias piratas sempre existiram, claro, mas até finais do século passado elas esbarravam em limitações técnicas. Eram necessárias máquinas, tempo e dinheiro. Atualmente, esses obstáculos praticamente inexistem, já que grande parte do conhecimento pode ser digitalizado e reproduzido sem nenhuma perda de qualidade e com custo praticamente zero. Livros, filmes, músicas e fotografias viram bytes, que trafegam pela Internet em velocidades cada vez maiores.

Os gigantes do entretenimento sentiram seu império tremer e declararam guerra. Amparados pelo Estado, fecham redes de compartilhamento, apreendem servidores, processam deus e o mundo. Nas ruas, perseguem, prendem e matam camelôs. Mas o esforço parece ser inútil: novos espaços autônomos e cooperativos brotam a cada segundo na rede e fora dela.

A Internet tem possibilitado algo sonhado desde os tempos da Biblioteca de Alexandria, mas irrealizável há apenas algumas décadas: estamos construindo um grande reservatório cultural, ainda que com boa parte do conteúdo ilegal.

O passo seguinte é abastecer esse reservatório com conteúdo que possa ser livremente utilizado, compartilhado e modificado por qualquer um que acessá-lo. Qualquer criação original já nasce com todos os direitos reservados ao seu criador. Uma cultura livre deve fugir das restrições impostas pelo copyright e adotar licenças livres. Desgarrada de monopólios, destituída da condição de mercadoria, a cultura flui sem travas. É criada, usufruída e transformada pela sociedade: torna-se um bem verdadeiramente comum.

Publicidade

*André Solnik é estudante e ativista do movimento pelo software livre

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.