PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

O universo dos aplicativos

Apple pede desculpas pelo novo app de mapas e recomenda alternativas da concorrência

O CEO da Apple, Tim Cook, veio a público nesta sexta-feira dizer que a empresa "lamenta enormemente" a frustração causada pelo novo app de mapas, o Apple Maps, que veio embutido na nova versão do sistema operacional móvel, o iOS 6, liberado para download na semana passada, ocasião em que foi apresentado o novo iPhone 5. O iOS 6 está disponível para os iPhones 3GS, 4 e 4S, iPad 2, novo iPad e iPod Touch de quarta geração.

Por Daniel Gonzales
Atualização:

 Foto: Estadão

Em uma raríssima admissão de falha por parte da Apple, Cook chegou a recomendar que os donos de aparelhos utilizem alternativas da concorrência, como os webapps de mapas do próprio Google ou o da Nokia ou os apps de mapas Waze, Bing (da Microsoft) e MapQuest.

PUBLICIDADE

(Dica: para adicionar os webapps, como sugeriu Cook, basta visitar no iPhone ou no iPad, via Safari, este link (mapas do Google) ou este (mapas da Nokia) e optar por adicioná-los na tela inicial. Pelo ícone, será possível usar os mapas da concorrência online, via navegador).

MOTIVO DE PIADA

O Apple Maps substituiu o Google Maps, que era padrão até o iOS 5.1 no iPhone, iPad e iPod Touch e virou motivo de piada em centenas de sites e redes sociais pelas falhas bizarras que apresenta, pontos de interesse e direções de tráfego desatualizadas e pela falta de recursos como a visão ao nível da rua, tal como o Google Street View e informações sobre rotas e transporte público.

Alguns sites chegaram a classificar o app de "vergonha para uma empresa que se vangloria de fazer os melhores produtos do mercado". Surgiram centenas de galerias, como esta, com as "falhas épicas" do app.

Publicidade

 

A Apple optou pela troca do software de mapas no iOS6 no momento em que se acirrou a competição cada vez maior do iOS com a plataforma móvel do Google, o sistema operacional Android, que presente em smarphones e tablets já domina a maioria do mercado no exterior (52,2% contra 33,4%, números de 28 de setembro, do mercado norte-americano). Pelo mesmo motivo, o aplicativo oficial do portal YouTube, também do Google, ficou de fora do iOS 6.

 Foto: Estadão

O Google, é óbvio,  já tripudiou sobre a empresa da maçã e chegou a anunciar que seu app de mapas, que continua presente no Android (com versões cada vez mais atualizadas, a última delas de 19 de setembro, com o incrível recurso de visualização subaquática de trechos de oceanos) tem uma "vantagem de 400 anos" sobre o da Apple. O CEO  do Google, Eric Schmidt, já disse que a empresa, por ora, não tem planos de submeter um aplicativo próprio de mapas para a aprovação da Apple (e possibilidade de uso no iOS 6).

JUSTIFICATIVA

Cook "justificou" as falhas dizendo que a Apple resolveu modificar completamente os mapas e partir praticamente do zero para adicionar recursos como a visão em 3D e recursos de voz e GPS integrados - que, de qualquer forma, não funcionam no Brasil.

"Para fazer isso, teríamos que criar uma versão nova desde zero. Quanto mais clientes usarem nossos mapas, melhor será a experiência e agradecemos muito a resposta que receberemos da parte deles", disse o CEO da Apple.

Publicidade

 Foto: Estadão

A Apple divulgou uma nota oficial sobre as falhas do app de mapas. Confira:

PUBLICIDADE

Na Apple, nós nos esforçamos para criar produtos de primeira classe que ofereçam a melhor experiência possível aos nossos clientes. Com o lançamento do nosso novo Maps na semana passada, nós ficamos aquém deste compromisso. Pedimos desculpas pela frustração que isso causou aos nossos clientes, e estamos fazendo tudo que podemos para tornar o Maps melhor.

Enquanto melhoramos o Maps, você pode experimentar alternativas ao baixar apps de mapas da App Store, como o Bing, MapQuest e Waze; ou usar os mapas do Google ou Nokia, indo até seus sites e criando um ícone na tela inicial para o webapp deles.

DESCULPAS RARAS

O último grande pedido de desculpas da Apple - foram poucos, na história da empresa - havia sido feito por Steve Jobs pouco depois do lançamento do iPhone 4. Ainda online no site da empresa, a carta pede desculpas pela má performance da antena do aparelho, que derrubava o sinal da rede celular caso o usuário segurasse o iPhone pela lateral.

Publicidade

Anteriormente, Jobs também havia pedido desculpas a donos de iPhones depois que a empresa lançou uma nova geração do aparelho, derrubando os preços das versões anteriores.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.