Foto do(a) blog

O universo dos aplicativos

As novidades do novo Google Maps para o iOS 6 - esqueça o Apple Maps!

Ele voltou! O Google Maps agora pode ser instalado em iPhones com o iOS 6 como um aplicativo independente, depois de ter sido deixado de fora da mais recente versão do sistema operacional móvel da Apple por conta de uma briga entre a empresa da maçã e o Google, o que frustrou milhões de usuários e levou a um raro pedido público de desculpas de Tim Cook, o CEO da Apple, em setembro.

PUBLICIDADE

Por Daniel Gonzales
Atualização:
 Foto: Estadão

Confira a cobertura completa do relançamento e um vídeo sobre o novo Google Maps no 'Link'

PUBLICIDADE

Leia mais no 'Link': novo Google Maps já é o app mais baixado da App Store no Brasil

O blog testou o app, disponível desde a madrugada na App Store (aqui). Ele funciona muito bem - o DNA Google está presente - embora de maneira ligeiramente mais lenta do que o Maps presente até o iOS 5. Vale instalar e esquecer o Apple Maps? SIM, sem sombra de dúvida. É infinitamente melhor.

Recursos como a navegação ponto a ponto e o Street View (vista da rua) estão presentes. O app traz ainda a possiblidade de o usuário, via sua conta Google, salvar rotas e pontos de interesse, tornando o uso mais rápido e fácil. Confira:

- Busca e localização: pela barra superior, basta inserir o endereço ou ponto de interesse (o app vai sugerindo conforme a digitação). No ícone de lista, aparecem os resultados relacionados a sua procura. A barra inferior pode ser puxada para cima, e apresenta o acesso ao Street View do local. No ícone azul, à direita, é possível traçar rotas "de" e "para" o local, inserindo novo endereço ou usando a localização, no ícone de seta à esquerda. Há ainda opções de salvar e compartilhar determinado ponto de interesse.

Publicidade

A localização foi bastante exata, mais até do que na comparação com o Apple Maps, o aplicativo de mapas padrão do iOS 6:

A busca de endereços: o edifício-sede do Grupo Estado no Google Maps Foto: Estadão

- Street View: como o tradicional, clicando nas setas de direção se navega pela via, de um lado a outro, em 360º. E há uma interessante novidade: com um clique no ícone no canto inferior esquerdo, o app passa a usar o acelerômetro dos aparelhos e gira o mapa de acordo com a posição na qual você segura o iPhone.

A navegação 'Street View' Foto: Estadão

- Menu de opções: acessível puxando a tela para a esquerda, traz a vista de satélite, rotas de transporte público e trânsito, que agora funciona em algumas cidades no Brasil. Também está presente a integração com o Google Earth - o endereço buscado é aberto ali automaticamente (é necessário ter o Earth instalado).

Menu de opções traz vista de satélite e integração com o Google Earth Foto: Estadão

Vista do trânsito em São Paulo traz as cores verde, amarelho e vermelho Foto: Estadão

- Sincronização: a criação de um perfil, com sua conta do Google, permite armazenar rotas, pontos preferidos e outros dados, bem como fazer a importação deles para o computador ou entre dispositivos.

Conta Google permite sincronia de locais favoritos e rotas Foto: Estadão

Instale o app, teste e deixe sua opinião. Achou alguma falha? Conte para a gente!

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.