PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Cultura hacker

Hackatão no centenário de Alan Turing

Hackatão acontece no mesmo dia em que se comemora os cem anos do pai da computação moderna

Por Carla Peralva
Atualização:

Se estivesse vivo, o pai da computação moderna Alan Turing estaria comemorando seus cem anos nesta sábado, 23. E teria motivos para estar bem satisfeito. Sua concepção de 'máquina universal' se espalhou pelo mundo ao ter papel central na concepção do computador pessoal, a possibilidade de um mesmo aparelho assumir diversas funções tornou-se corriqueira com a disseminação do uso de aplicativos e a cultura hacker assimilou como ninguém a vontade de modificar dados, modificar codificações e compreender mensagens cifradas.

No dia de seu centenário, desenvolvedores, jornalistas, estudantes, designers, ilustradores e programadores estão reunidos no prédio sede do Grupo Estado para criar aplicações digitais (tudo sob licença aberta) que tornem mais fácil o acesso a dados públicos, a fim de torná-los mais úteis e compreensíveis.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O cientista da computação britânico Alan Turing formalizou a ideia de algoritmo e de computação, além de desenvolver a "máquina de Turing", concepção de máquina que poderia realizar incontáveis tipos de tarefas trocando-se seu software, não o hardware. Ele e sua equipe tiveram especial função na Segunda Guerra, ao decifrarem mensagens criptografadas que a Alemanha usava para se comunicar.

Nesse centenário, também é interessante notar que quem capitaneou a equipe que aplicou as ideias de Turing para desenvolver a máquina mais veloz até então criada (entre o final dos anos 40 e o começo dos 50) e uma das primeiras a usar o tipo de memória de acesso aleatório (RAM) que usamos até hoje - o matemático John von Neumann, do Instituto de Estudos Avançados de Princeton - optou por uma espécie de licença pública. Todo o projeto foi documentado e publicado de forma que outros matemáticos, cientistas e engenheiros pudessem se valer das novas ideias. E a nova máquina, por opção da equipe desenvolvedora, não foi patenteada, para garantir que as ideias tivessem a aplicação mais ampla possível.

Diversas comemorações ao centenário de Turing podem ser encontradas aqui e aqui.

Publicidade

--Leia mais: Big bang binário

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.