PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Máquinas e aparelhos

Um aplicativo para ajudar deficientes visuais no dia a dia

Por Camilo Rocha
Atualização:

Um aplicativo para Android lançado na Inglaterra promete ser muito útil para pessoas cegas ou com a visão limitada. Chamado Georgie, ele traz uma série de recursos para o smartphone que facilitam a vida de quem não pode contar com os olhos.

PUBLICIDADE

Siga o 'Homem-Objeto' no Twitter

Georgie funciona um pouco como a Siri, assistente do iPhone 4S. O aplicativo digita e envia mensagens seguindo comandos de voz. Também "fala" o nome de cada comando ou número discado pelo usuário depois de pressionado. O app também consegue ler placas e dizeres se o usuário apontar a câmera para os mesmos.

Baseado em GPS e pontos marcados pelo usuário, o telefone informa localização e rotas. Locais no caminho que ofereçam risco, como um buraco no chão ou um galho baixo, podem ser registrados. Quando o usuário passar de novo por ali, o smartphone avisa.

Os comandos são dispostos como botões coloridos com letras grandes. Ele também tem um botão de assistência, que pode ser pressionado em caso de emergência, alertando um familiar.

Publicidade

O Georgie, segundo o executivo da empresa fabricante, Sight And Sound Technology, é "feito por cegos, para cegos". Seus criadores são um casal cego, Roger e Margaret Wilson-Hinds. O nome Georgie é o mesmo de seu cão-guia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.