PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Máquinas e aparelhos

Um divertido encontro entre crianças de hoje e um computador de 1978

Por Camilo Rocha
Atualização:

Acostumadas a aplicativos e telas de toque, como as crianças reagiriam a um computador antigo, aqueles desajeitados caixotes beges com tela escura e letras verdes?

Este vídeo da dupla Fine Brothers, parte de sua série "Kids React" ("crianças reagem"), filmou crianças interagindo com um velho Apple de 1983  1978.

O vídeo não só é muito divertido, como também educativo. Através dos comentários da molecada, percebemos o quanto a experiência da computação pessoal mudou em algumas décadas.

Alguns trechos:

0:21 "Bacana, eu gosto de apertar botões."

Publicidade

0:24 "É enorme, muito enorme."

0:25 "Se você não tem uma mesa, onde coloca isso?"

0:27 "É muito hipster."

Por volta dos 0:50, as crianças são convidadas a ligar o aparelho. Todas ligam o monitor apenas. Estranham quando nada acontece.

Aos 1:03, uma garota tenta que a máquina reconheça seus gestos e bate na tela. Finalmente, aprendem que o botão de ligar fica atrás do computador.

Publicidade

1:14 "Por que tem que fazer tanto barulho?"

1:18 "Não parece com nada do que temos agora."

1:19 "Apps! Jogos! Websites! Tudo! Mas essa coisa aqui não tem nada!"

1:47 "É muito tedioso."

1:50 "Sãomuitos passos!"

Publicidade

1:58 "Cadê o mouse?"

Aos 2:47 as crianças ficam sabendo que ele não pode acessar a internet e a reação é de descrença. Uma diz: "Mas como você faz para olhar as respostas da lição de casa?"

Aos 3:37 elas aprendem que para fazer qualquer coisa no velho computador, precisam teclar comandos de programação. "Isso não faz o menor sentido", diz um menino.

Aos 4:07, elas são apresentadas a um disquete.

6:15 "Pelo menos é melhor que o Flappy Bird."

Publicidade

Assista ao vídeo abaixo para ver todas as reações das crianças ao pré-histórico terminal.

Não consegue ver o vídeo? Clique aqui 

//www.youtube.com/embed/PF7EpEnglgk

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.