PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Inovação e Tecnologia

Conheça o site que sabe tudo sobre a sua personalidade

Plataforma Crystal desvenda características e a personalidade de qualquer pessoa a partir de dados disponíveis na internet e ensina a escrever um e-mail perfeito para cada pessoa

Por Ligia Aguilhar
Atualização:

Quando mudei para os EUA, fiquei um pouco insegura sobre como abordar professores e alguns contatos profissionais por e-mail. Americanos, no geral, são mais diretos e sucintos em seus textos.

PUBLICIDADE

Em uma aula fui apresentada ao Crystal, um programa que promete ajudar a melhorar a comunicação entre desconhecidos.

::Siga-me no Twitter::::Curta a página do blog no Facebook:: 

A ferramenta, desenvolvida em 2014, na Universidade de Harvard, analisa as informações disponíveis sobre uma pessoa na internet e identifica traços da sua personalidade para dizer qual a melhor forma de abordá-la. Para isso, usa dados de redes sociais e blogs para extrair impressões sobre a pessoa pesquisada e, depois, compara essas informações com 64 tipos de personalidades.

A partir da conclusão encontrada, Crystal fornece uma série de dicas de como abordar a pessoa pessoalmente, por e-mail e no ambiente de trabalho, para uma comunicação mais efetiva. Uma espécie de manual de instruções de cada indivíduo. Por enquanto, o único idioma disponível é o inglês.

Publicidade

Reprodução

 

Depois de fazer um resumo sobre a personalidade da pessoa, o Crystal traz uma lista de diferentes abordagens que funcionam bem com cada indivíduo. Segundo o Crystal, eu gosto de receber e-mails completos com todas as informações, links e anexos necessários para compreensão do conteúdo, gosto de explorar novas ideias, prefiro reuniões que incluam comida e bebida (!) e posso ser um pouco sarcástica. Faz algum sentido.

Na sala de aula onde eu e meus colegas testamos o sistema, as reações foram eufóricas. Todo mundo achou que o sistema foi capaz de mostrar informações relevantes sobre a sua personalidade. Mas algumas conclusões são bem amplas e impessoais, como em um horóscopo. Algo curioso, um pouco divertido e um tanto quanto desconfortável.

Isso não é invasão de privacidade?

Não exatamente. A tecnologia do Crystal usa informações públicas disponíveis sobre qualquer pessoa na internet e dados públicos de redes sociais. Teoricamente, informações que já estão disponíveis no Google. Sabe aquela conversa sobre tomar cuidado com o que você publica no Facebook, por exemplo? Um dos motivos para ter cautela é esse: já temos tecnologias capazes de interpretar essa montanha de dados e tirar conclusões bastante precisas sobre nossa personalidade. Algo bastante delicado.

Publicidade

É por usar esses dados públicos que o sistema de busca do Crystal promete encontrar informações sobre praticamente qualquer pessoa.

Reprodução

 

Qualquer pessoa mesmo!

Reprodução

 

Mas o grau de precisão depende dos dados que estejam disponíveis online (o sistema informa em uma escala de 0% a 100% o quanto suas conclusões sobre a pessoa são precisas. No caso acima, do presidente Barack Obama, a precisão é de 60%). Quanto menos dados você deixa disponíveis online, mais fraca será sua nota no sistema do Crystal e, portanto, menos confiáveis as conclusões sobre a sua personalidade. Em alguns casos, o resultado pode ser inconclusivo, especialmente para quem não é muito ativo em redes sociais ou não está em sua rede de contatos nessas redes.

Publicidade

O Crystal tem ainda um plugin bem interessante que funciona com o Gmail e corrige em tempo real o e-mail que você está escrevendo para uma pessoa, indicando se as palavras e a abordagem usadas são as melhores para se comunicar com ela. Eu fiz o teste e o resultado é interessante.

Ao escrever de forma casual e prolixa para uma pessoa, recebi alertas em letra vermelha de que deveria encurtar o texto e ir direto ao ponto se quisesse a atenção do destinatário. Em outro caso, onde preferi ser mais objetiva, o sistema me avisou que o destinatário ficaria mais feliz se eu fosse um pouco mais casual e fizesse um comentário qualquer antes de tocar no tema central do e-mail.

Os criadores dizem que essa ferramenta pode ser útil, por exemplo, para quem está procurando emprego e quer aumentar as chances de atrair a atenção de um executivo para quem vai mandar o currículo.

O uso desse plugin gratuitamente é limitado. Enquanto o acesso básico ao Crystal é gratuito, funções mais avançadas, como uso livre do plugin, estão disponíveis apenas para assinantes do serviço.

Por enquanto, o sistema funciona em fase de testes e para ter acesso é necessário se cadastrar na página do Crystal e solicitar um convite. A empresa promete enviar uma resposta em cerca de 24 horas.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.