Campus Party: em 2010, painéis repetem temas mas tentam inovar na abordagem

Áreas de discussões como mídias sociais e música continuam atuais

PUBLICIDADE

Foto do author Redação
Por Redação
Atualização:

Entre as 500 horas de oficinas, painéis e workshops que a Campus Party deste ano vai disponibilizar aos campuseiros, em algumas áreas, é quase impossível não repetir temas de anos anteriores. Discussões envolvendo o mercado musical e as mídias sociais, por exemplo, permanecem sem resolução. Mas como revisitar debates já feitos sem soar repetitivo?

PUBLICIDADE

O empresário Edney Souza, o Interney, é responsável pela grade de programação de blogs desde 2009. É ele quem pinça os temas, através de sugestões de leitores de seu blog e de seus seguidores no Twitter. A grade definitiva tem debates novos, cujos temas não foram discutidos ano passado - como Blogs x Leis, por exemplo, e a morte da blogosfera. "Levamos em consideração o que bombou nesse ano que passou e que valeu a pena", explicou. Outro critério foram atualidades - 2010 é ano de elições presidenciais, e em 2009 soubemos que o Brasil será sede das Olimpíadas e da Copa do Mundo dentro de alguns anos. Daí vieram as ideias de debates sobre mídias sociais nas eleições e blogs de esportes.

Edney não se privou de repetir alguns convidados do ano passado ("cerca de 10%", conta) em painéis desse ano, em outros temas, desde que tivesse coisas novas para agregar.

Em 2010, o portal MTV foi responsável por selecionar temas e debatedoras dos paineis relacionados a música. De acordo com o responsável pelo portal, Rafel Losso, chegar aos temas e aos nomes relevantes foi fácil, já que a emissora lida com essa realidade no dia-a-dia. "Procuramos representar os temas mais relevantes para esse período de mudanças no comportamento e no consumo de música, inovações dos meios por um lado, ajustes na indústria do outro, criadores e fãs com diferentes papeis", explicou por e-mail.

Para ele, apesar de alguns temas se repetirem, não há esgotamento. "A cada dia novas ferramentas, novos gadgets e novos talentos forçam uma revisão dos conceitos que alguns podem achar já resolvidos, mas que pernanecem em viva mutação com novos paradigmas".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.