Foto do(a) blog

Videogames de A(tari) a Z(elda)

Celulares: a plataforma preferida dos americanos

PUBLICIDADE

Por João Coscelli
Atualização:

Quase todo mundo tem um videogame no bolso hoje em dia. Sim, estamos falando desse espelhinho preto que usamos para ligar, mandar mensagem, fazer contas, tirar fotos e jogar. Isso não é novidade. O que chama a atenção é o fato de que 71% dos jogadores americanos usam seus celulares para jogar, tornando os aparelhos a principal plataforma para games do país.

PUBLICIDADE

Os dados são do NPD Group, empresa responsável pelo Gamer Segmentation, relatório anual sobre o consumo de jogos nos Estados Unidos. O documento mais recente foi divulgado em 9 de julho.

Antes de entrar nos números, é preciso esclarecer que esse é apenas um recorte de análise do consumo de games nos Estados Unidos e que, para isso, o NPD divide os jogadores nos seguintes grupos:

Avid omni gamers (AOG - aqueles que jogam significativamente em várias plataformas); Jogadores casuais; Jogadores adeptos de plataformas móveis e jogos gratuitos; Jogadores de console; Jogadores "em família"; E jogadores sociais.

O grupo AOG teve um crescimento de seis pontos percentuais em comparação ao ano passado, chegando a 22% da população americana de jogadores e tornando-se o segundo maior grupo, atrás apenas daqueles que jogam no celular e jogos gratuitos (29%).

Publicidade

O terceiro maior grupo é o dos jogadores casuais. Todas as demais segmentações registraram uma queda de um a dois pontos percentuais.

O que explica a preferência pelos celulares é o fato de que os dois maiores grupos os elegeram como a principal plataforma para jogar. Entre os casuais e os sociais, o PC lidera. Já os consoles são a preferência dos grupos "em família" e, claro, dos jogadores de console.

Os dados foram colhidos por entrevistas online em abril deste ano. Foram entrevistados 6,6 mil jogadores com dois anos ou mais.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.