Link Estadão

 
  •  inovação
  •  cultura digital
  •  gadgets
  •  empresas
  •  games
formulário de busca
Imagem Modo Arcade

Modo Arcade

Videogames de A(tari) a Z(elda)

Com aquisição do Twitch, Google flerta com games

28/07/2014 | 17h39

  •      

 Por João Coscelli

O GamesBeat confirmou que o Google vai comprar o Twitch, plataforma de streaming de vídeos de games, por US$ 1 bilhão. Os rumores começaram em maio, quando a gigante de tecnologia teria feito a proposta para engrossar o conteúdo do seu portal de vídeos, o YouTube.

O acordo ainda não foi confirmado oficialmente por nenhuma das partes, tampouco o valor, mas é dado como certo. Se por um lado a compra é apenas mais uma que o Google faz, por outro revela o flerte da empresa com a indústria dos games – o que já foi evidenciado com o Ingress (leia mais aqui) e com o mais recente Project Tango, mais ligado à realidade virtual.

Esse, porém, é o primeiro investimento do Google em games como mídia. O YouTube, que deve ficar no comando do Twitch, é terreno fértil para jogos eletrônicos. Há milhares, senão milhões, de gamers produzindo conteúdo em seus canais e outras centenas de milhões de espectadores. No Brasil, segundo o próprio Google, dos cem canais com mais assinantes, 29 são de jogos, além de 22 milhões de usuários fazendo buscas relacionadas a games.

Junte toda essa audiência e ofereça a ela um canal especializado em games, com vídeos hospedados e transmitidos ao vivo, e a equação resulta em talvez a maior plataforma de conteúdo de games do mundo. O Twitch começou com impressionantes 3,2 milhões de usuários mensais em junho de 2011, mas esse total hoje é de 50 milhões, além do um milhão de broadcasters. Sites como GameSpot, Joystiq e Destructoid perceberam a importância do canal e fecharam parcerias. São 13 bilhões de minutos de vídeos assistidos por mês.

O negócio pode parecer só mais uma empreitada do Google para ganhar ainda mais espaço na internet. Mas há duas indicações importantíssimas que não podem passar despercebidas. A primeira é a entrada definitiva desse gigante no ramo, o que representa mais tecnologia e inovação na indústria, dado o histórico mais que conhecido da empresa de Larry Page e Sergey Brin. A segunda é a relevância que os games ganharam como mídia, gerando audiência volumosa a ponto de chamar a atenção da empresa mais emblemática dos últimos anos.

Ficamos no aguardo de mais detalhes sobre a compra.

    Tags:

  • Google
  • Twitch
  • YouTube

Sobre o blog

João Coscelli, é jornalista por profissão e gamer por paixão. Marca golaços, acaba com hordas inteiras de zumbis, salva princesas e o mundo desde criança. É daqueles que vê nos videogames uma fonte de entretenimento, mas também os considera coisa séria.

Mais lidas

  • 1. 25 youtubers brasileiras para conhecer e acompanhar
  • 2. Os 20 maiores canais brasileiros no YouTube
  • 3. Computação quântica: a Física abre espaço para nova era das máquinas
  • 4. Amazon agora vai entregar pacotes dentro dos carros de clientes
  • 5. Facebook revela pela primeira vez o que é proibido postar na rede social

Blogs e colunas

  • Felipe Matos 

    Felipe Matos

    Precisamos falar sobre Fake News e Eleições no Brasil

  • Guilherme Horn 

    Guilherme Horn

    A era dos Assistentes de Voz está chegando

  • Pedro Doria 

    Pedro Doria

    Vamos pagar por Google e Facebook?

  • Demi Getschko 

    Demi Getschko

    Desandou a maionese!

  • Ligia Aguilhar 

    Ligia Aguilhar

    O fim do otimismo com as gigantes de tecnologia

Mais em Blogs e Colunas
  • Portal do Assinante
  • Fale conosco
  • assine o estadão
  • anuncie no estadão
  • classificados
  •  
  •  
  •  
  •  
  • grupo estado |
  • copyright © 2007-2018|
  • todos os direitos reservados. Termos de uso

compartilhe

  • Facebook
  • Google
  • Twitter
  • Linkedin
  • WhatsApp
  • E-mail

Link permanente

{{ $dfp_banner['x44'] or '' }}