Foto do(a) blog

Videogames de A(tari) a Z(elda)

O melhor das novidades da E3 2012

A E3 deste ano surpreendeu para uma feira que não prometia muitas novidades em termos de hardware. Mesmo sem investir em consoles novos, Sony e Microsoft anunciaram novas funções que dão mais fôlego às suas plataformas e a Nintendo finalmente mostrou mais sobre o Wii U. Isso sem falar na quantidade meteórica de boas promessas entre os jogos. Veja quais foram as cinco principais novidades em termos de inovação na convenção deste ano.

PUBLICIDADE

Por João Coscelli
Atualização:

SmartGlass: E todo o resto anunciado para o Xbox 360. O console será transformado em uma televisão, em um computador, em um rádio e até no seu próprio personal trainer. Mas o melhor é que celulares, tablets e, quem diria, iPads e iPhones vão interagir com o videogame, seja nos jogos, seja nas funções multimídia. A Microsoft quer estender a vida de sua plataforma e apostou na integração com outros dispositivos para isso.

PUBLICIDADE

Cross-play: O Playstation 3 também não tem sucessor à vista. Em vez disso a Sony lançou já no ano passado seu novo portátil, o Playstation Vita, e agora o colocou para trabalhar junto com o console doméstico. A tecnologia cross-play foi apresentada como uma ferramenta de integração as duas plataformas. Na demonstração, uma partida de um mesmo game foi jogada simultaneamente nos dois aparelhos. É provável que muitos jogos aproveitem essa capacidade, que deverá ser compatível com funções multimídia. A retrocompatibilidade do Vita com o Playstation original também é destaque.

Wii U e Miiverse: Finalmente vimos o novo console da Nintendo em ação. Nada muito diferente do que já sabíamos, mas o Wii U revelou um potencial gráfico muito bom - fator no qual a empresa estava atrás dos concorrentes. Ainda foi apresentado mais detalhadamente o Miiverse, a rede social da Nintendo por onde os jogadores vão trocar informações e compartilhar resultados. Quanto mais junto, melhor, disseram os executivos da companhia.

Nintendo e 'third parties': A Nintendo parece ter ouvido as reclamações de que seus consoles tinham poucos bons jogos produzidos por companhias desvinculadas à marca. Várias séries famosas farão sua estreia no Wii U e no 3DS, como Mass Effect, Tekken, Ninja Gaiden, Assassins Creed e Batman: Arkham City. O interesse pelas plataformas com certeza aumentará.

Só videogames?: Redes sociais, vídeos e filmes, músicas, navegação, até rotina de exercícios... Em um futuro bem próximo, o aparelho que você tem na sala ou no quarto não será só um mero reprodutor de jogos eletrônicos. A tendência da convergência deu o tom da E3 deste ano e aparenta ser o caminho a ser seguido pela indústria. Toda a diversão em um lugar só? Não parece má ideia.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.