PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Videogames de A(tari) a Z(elda)

Você tem medo do que?

Fobias não são coisas simples, apenas "medos", como muita gente acredita. O problema é sério e quem sofre com esses distúrbios tem verdadeiros bloqueios a objetos ou situações específicas que despertam pânico. Por isso os fóbicos são muito cuidadosos com o que consomem e onde vão.

Por João Coscelli
Atualização:

Andrew Rasmsussen teve problemas com isso. Ele queria um game sem aranhas para que sua esposa, aracnofóbica, pudesse jogar. Paul Mayfield estava enfrentando um problema diferente com sua namorada, o que levou os dois a se unirem para criar o GamePhobias.com, um banco de dados na internet que aponta "conteúdos ofensivos" em games. É como um guia que aponta quais jogos podem ser jogados sem problemas por quem lida com determinadas fobias.

PUBLICIDADE

Mas o que é "conteúdo ofensivo"? Depende da fobia de cada um. O site lista, por exemplo, jogos que têm agulhas, pois há gente que não pode ver esse objeto, que para outros é insignificante e não desperta nada. Claro que há categorias mais incisivas, como racismo, tortura e suicídio, mas tudo o que provoca fobia pode ser listado. O site, então, mostra o que o título tem que pode ser ofensivo, em que situação ou cena e se esse conteúdo pode ser evitado.

Obviamente o site não lista tudo de todos os jogos, e é aí que a comunidade de jogadores entra. O GamePhobias é gerenciado apenas pena dupla e, consequentemente, é impossível jogar e relacionar tudo. Por isso eles pedem a ajuda aos que puderem incrementar o banco de dados.

"Aqui no GamePhobias, nossa principal preocupação é ter a certeza de que os jogos são um ambiente seguro e confortável para os jogadores e seus entes. Por isso criamos esse site, para ajudá-los a saber quais tipos de conteúdo os games tê. Assim, eles têm como saber qual título jogar e qual evitar com base no tipo de conteúdo com os quais se sentem confortáveis", diz o texto de introdução do site.

Mesmo que você não tenha fobia, vale a pena dar uma olhada para conhecer o trabalho de Mayfield e Rasmsussen - é simples, mas de grande valia para a comunidade de jogadores. Ou até mesmo ajudá-los, por que não? O site é colaborativo e tem até um manual que explica como especificar os conteúdos dos jogos (clique aqui).

Publicidade

Fonte: GamesIndustry

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.