Foto do(a) blog

Como a tecnologia está mudando a cultura

Grooveshark é fechado na Alemanha

Site de streaming de música alega não conseguir arcar com os custos no país

PUBLICIDADE

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

O site de streaming Grooveshark encerrou suas atividades na Alemanha. Muito usado na Europa -- ele concorre diretamente com o Spotify --, o Grooveshark viu sua popularidade crescer ao mesmo tempo em que as gravadoras ficavam incomodadas.

PUBLICIDADE

O Grooveshark alega que saiu da Alemanha por não conseguir arcar com os custos.

Mas ele pode estar na verdade enfrentando mais problemas relacionados a direitos autorais. Pressionado pela GEMA, organização que representa a entidade de direitos autorais na Alemanha, o Grooveshark teria optado por suspender suas atividades na Alemanha -- os custos para operar lá ficariam altos demais.

 Foto: Estadão

A organização já conseguiu vitórias sobre o Google -- a empresa foi obrigada a pagar uma comissão por vídeos exibidos no YouTube.

Não é a primeira vez que o Grooveshark enfrenta problemas sobre direitos autorais. A Universal Music Group processou o serviço de streaming, acusado de transmitir músicas ilegamente. O grupo pede US$ 150 mil de indenização para cada infração.

Publicidade

Se condenado, o Grooveshark poderá ser obrigado a fechar. A multa inviabilizaria o funcionamento do site --no total, eles teriam de pagar US$ 15 bilhões.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.