PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Como a tecnologia está mudando a cultura

"Um autor não tem direitos"

Segundo o cineasta Jean-Luc Godard, eles têm apenas deveres

Por Rafael Cabral
Atualização:
 Foto: Estadão

O fotógrafo francês James Clement, condenado pela justiça francesa por baixar músicas ilegalmente, ganhou o apoio de ninguém menos que Jean-Luc Godard, símbolo da Nouvelle Vague e autor de filmes como Acossado e Alphaville. Acusado de violação de copyright, o réu terá que pagar uma multa de 20 mil euros.

PUBLICIDADE

Ele ainda tentou apelar na Suprema Corte do país, mas o pedido foi rejeitado. Agora o que resta é tentar levar o processo para o Tribunal Europeu de Direitos Humanos, que, só para avaliar o caso, pede 5 mil euros - Godard, sensibilizado, ajudou com mil.

O cineasta não comentou publicamente o caso de Clement, mas deixou clara a sua posição sobre o compartillhamento de arquivos em uma recente entrevista à revista Les Inrockuptibles, em que declarou que "não existe essa coisa que chamam de propriedade intelectual" e que "o copyright não é viável". "Um autor não tem direitos. Eu não tenho nenhum, apenas deveres", argumentou.

O debate sobre a pirataria digital vem se acirrando na França, que colocou em vigor a Lei Hadopi e já mandou uma lista de usuários piratas que os provedores terão que identificar e delatar.

"Baixar arquivos é um direito de todo cidadão", disse Climent ao The New York Times. "Existe apenas uma pequena chance para mim, mas esse julgamento pode ajudar a mudança de leis na Europa".

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.