PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Como a tecnologia está mudando a cultura

Venda de músicas cai pelo sétimo ano consecutivo

As vendas de músicas na Inglaterra estão em queda. Mesmo com os sucessos de artistas como Adele e Coldplay, que venderam quantias significativas, o Reino Unido registrou o sétimo ano consecutivo de queda nas vendas. Segundo a BPI, associação que representa a indústria fonográfica britânica, a queda nas vendas (tanto de música digital quanto física, em CDs e vinis) foi de 5,6%. 113 millhões de álbuns foram vendidos em 2011. Em 2004, foram 163 milhões.

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:
CDs puxam queda, mas continuam como o principal meio de consumo de músicas (foto: Wikimedia Commons) Foto: Estadão

As vendas de música digital, porém, cresceram 26%, atingindo 26 milhões de álbuns. A venda de CDs caiu 12% (foram vendidos em 2011 86 milhões de discos). Outros 389 mil álbuns foram vendidos em vinil e outros formatos.

PUBLICIDADE

A indústria fonográfica da Inglaterra reclama da pirataria.

A venda de CDs está em crise, mas o formato ainda é o favorito para o consumo de músicas. Os CDs corresponderam a 76% do total de vendas em 2011, contra 23% de álbuns digitais e apenas 0,3% de vinis. "Os fãs britânicos de música entendem que os discos continam sendo a maneira mais rica de se conectar com o trabalho de um artistas", disse Geoff Taylor, presidente da BPI. "Ter o disco físico é importante para muitos fãs, e o CD é um elemento-chave para o mercado nos próximos anos".

Fica a pergunta: será que o Michel Teló consegue reanimar a indústria? Adele e Coldplay ele já bateu.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.