PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Como a tecnologia está mudando a cultura

Wikipedia usará P2P

Fundação adota peer-to-peer para baratear o streaming de vídeos

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

Transmitir vídeos em streaming custa caro - é preciso ter muito espaço nos servidores para armazená-los, e uma boa conexão para garantir a transmissão sem travamentos. Como uma fundação custeada por doações pode resolver esse problema? P2P.

A Wikipedia anunciou hoje a adoção de uma rede peer-to-peer para transmitir vídeos em seu site. "Os custos de banda poderiam saturar o orçamento da fundação ou diminuir os recursos para outros projetos e programas", justificou a Fundação Wikimedia.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O sistema foi viabilizado através de uma parceria com o grupo de pesquisadores P2P-Next consortium. Eles criaram uma nova versão do Swarmplayer, uma extensão para Firefox (compatível com Windows, Mac e Ubuntu) que faz a distribuição dos peers.

O Swarmplayer é um tipo de P2P diferente do que estamos acostumados, porque é baseado em streaming - é preciso carregar as partes do arquivo de maneira consecutiva.

Instalar a extensão para o Firefox ajuda a distribuir e garantir mais espaço para os vídeos rodarem. O plugin estará disponível em breve para Internet Explorer.

Publicidade

Baixe aqui.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.