PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Help desk à la carte

Guia de complementos: Greasemonkey

Extensão faz pequenas alterações nos sites mais visitados

Por Viviane Bittencourt
Atualização:

O Greasemonkey é uma das mais tradicionais extensões do Firefox, e por funcionar sob uma lógica bastante simples, já foi adaptada para todos os principais navegadores. O Greasemonkey serve para fazer pequenas alterações em sites visitados frequentemente, através de scripts com código CSS.

O CSS é a folha de estilo da página, que define coisas desde o tamanho da página até a cor dos links. Com os incrementos do Greasemonkey nesse CSS, conseguimos alterar os elementos da página - de acordo, claro, com os scripts que você tem instalados e ativados no seu navegador.

 Foto: Estadão
 Foto: Estadão

A opção de instalar scripts em CSS para modificar páginas é nativa no Google Chrome, bastando clicar no botão de instalação e autorizar o script na barra que aparece na parte inferior do navegador.

 Foto: Estadão

PUBLICIDADE

Safari e Internet Explorer contam com versões alternativas do Greasemonkey - mas como os scripts usam a mesma linguagem, o CSS, a maioria deles é compatível com todos os navegadores. Apesar da instalação e funcionamento não serem idênticos, são parecidos e seguem os mesmos princípios básicos.

Para achar um script que satisfaça suas necessidades, o principal repositório da web é o UserScripts.org.

Publicidade

Para instalar: No Firefox: https://addons.mozilla.org/pt-BR/firefox/addon/748 No Internet Explorer: http://www.gm4ie.com/ No Safari: http://8-p.info/greasekit/

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.