PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

A muralha das redes sociais

Por Renato Cruz
Atualização:

 Foto: Estadão

As redes sociais e os mundos virtuais são ambientes fechados, como eram os serviços online AOL, CompuServe e Prodigy, antes da web, conforme apontou a Economist (em inglês). Segundo a revista, os padrões abertos devem acabar vencendo, como aconteceu na década passada:

PUBLICIDADE

"Agora a história parece se repetir. Dois dos maiores fenômenos dos últimos anos - as redes sociais como o Facebook e os mundos virtuais como o Second Life - são muito parecidos com o que a AOL era em 1994. São mundos fechados baseados em padrões proprietários. Você não consegue mover facilmente informações para dentro e para fora deles: tente mudar seu perfil do Facebook para o MySpace, ou levar uma peça de roupa ou mobília do Second Life para o Entropia Universe. Verdade que a natureza fechada dessas comunidades fazem parte de seu charme. E sua natureza proprietária também é inevitável: somente quando a tecnologia se estabelece aparecem os padrões. Mas agora isso está acontecendo com as redes sociais e os mundos virtuais."

A Economist chega usar a palavra "Netscapização" para nomear o surgimento de padrões. Será que a fase seguinte seria a "Explorerização"?

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.