PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

As alternativas da Telemar

Por Renato Cruz
Atualização:

Com a rejeição da proposta de reestruturação societária da Telemar, que aconteceu ontem (15/11), os controladores da operadora têm três opções: deixar tudo como está, reformular a proposta ou encontrar um comprador para a companhia.

PUBLICIDADE

Das três alternativas, a mais provável é a de tornar a proposta mais atraente para os acionistas minoritários, apesar de o presidente da Telemar, Luiz Eduardo Falco, ter dito que isso não será feito.

"Existe a possibilidade de reprecificação da operação", afirmou Felipe Cunha, analista do Banco Brascan. "Não acredito que eles vão deixar como está. Os controladores procuram vorazmente valorizar o ativo." A possibilidade de venda é mais difícil. "Não me parece, nesse momento, existir um comprador nítido."

A reprovação da proposta deve ter um efeito positivo para o mercado e um efeito negativo para a Telemar. Muitos investidores estavam apreensivos porque, se a fosse aprovada, controladores de outras empresas poderiam tentar reestruturações semelhantes, com avaliação das ações parecida com a da proposta da Telemar.

Para a Telemar, o efeito negativo é que a decisão limita sua capacidade de fazer grandes aquisições. Se a reestruturação fosse aprovada, a operadora poderia comprar empresas emitindo ações. Agora precisará tomar empréstimos ou levantar dinheiro com os sócios, que são menores que a operadora, caso decida ir às compras.

Publicidade

Mais informações no Estado de hoje, 16/12 ("Empresa perde poder de mercado", p. B3).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.