PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

As várias TVs das teles

Por Renato Cruz
Atualização:

Há dois anos, parecia que a chamada IPTV, televisão sobre protocolo de internet, era a saída para as operadoras de telecomunicações completarem sua oferta de telefonia, vídeo e internet. A tecnologia permite ligar uma conexão de banda larga direto a um conversor, para assistir ao conteúdo na televisão.

PUBLICIDADE

Por causa de impedimentos regulatórios, no entanto, precisaram buscar outras alternativas, como parcerias com empresas de satélite e a compra de companhias de TV a cabo.

A regulamentação não deixa as operadoras oferecerem canais de televisão por IPTV, usando sua rede telefônica, de fios de cobre, somente vídeos avulsos, sem programação.

Isso fez com que as companhias optassem por um modelo híbrido. A Telefônica fechou um acordo de TV via satélite com a DTHi e a Brasil Telecom e a Telemar com a Sky+DirecTV. A Telefônica espera a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) se manifestar sobre a compra da TVA e a Telemar sobre a compra da WayTV, de Minas Gerais. Enquanto isso, todas tocam seus pilotos de IPTV.

Mais informações no Estado de hoje, 18/2 ("Teles têm modelo híbrido de televisão", para assinantes, p. B8).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.