PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

Googled, do Ken Auletta

Por Renato Cruz
Atualização:
 Foto: Estadão

O escritor Nicholson Baker resenha o livro Googled: The end of the world as we know it (The Penguin Press), do Ken Auletta, no New York Times (em inglês):

PUBLICIDADE

"Mas o que Auletta faz principalmente é falar de trabalho com executivos-chefes, e esse é o ponto forte do livro. Auletta parece ter entrevistado os dirigentes de todos os grupos de mídia da América do Norte, e a maioria deles está infeliz, de um jeito ou de outro, com o que o Google se tornou. O Google é voraz - eles dizem-, tem ambições gigantescas, é rico demais, convencido demais, e ganha muito dinheiro com C.D.O. - conteúdo dos outros. Um 'importante executivo da mídia', que não foi nomeado, se inclinou na direção de Auletta durante a Conferência Zeitgeist do Google em 2007 e sussurrou uma pergunta retórica em seu ouvido: Qual é o valor real, ele queria saber, que o Google está produzindo para a sociedade?"

Daí Baker enumera as qualidades de vários serviços do Google, destaca o dinheiro que a empresa faz com os links patrocinados e aponta contradições: "Agora Page e Brin (os fundadores do Google) voam por aí em um Boeing 767 personalizado e falam sinceramente em computação verde, apesar de os fluxos livres dos vídeos caseiros de todas as pessoas no YouTube queimarem montanhas de carvão".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.