PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

O celular da Dell

Por Renato Cruz
Atualização:

A americana Dell, terceira maior fabricante de computadores do mundo, estreia hoje (13/11) no mercado de celulares. A empresa escolheu como parceiras a brasileira Claro e a China Mobile. Inicialmente, o telefone inteligente (smartphone) da Dell, que usa o sistema operacional Android, do Google, será vendido somente no Brasil e na China. "Decidimos dar prioridade a dois países dos Brics", afirmou Hans Erickson, gerente-geral do Segmento de Consumidor da Dell para a América Latina, referindo-se ao grupo de países formado também pela Rússia e a Índia.

PUBLICIDADE

"O aparelho estará nas lojas nos próximos dias", afirmou João Cox, presidente da Claro (na foto, ao lado de Michael Dell, presidente e fundador da Dell). "É só uma questão de porto e logística." O primeiro lote de celulares é importado, mas a Dell já estuda a fabricação local. "É tudo uma questão de escala", explicou Erickson.

Segundo estudo recente da Organização das Nações Unidas (ONU), o Brasil fechou 2008 como o quinto maior mercado de celulares, com 150,6 milhões de acessos, atrás de China, Índia, Estados Unidos e Rússia. Em setembro, contava com 166,1 milhões de acessos, de acordo com a Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel).

Apesar de ainda pequeno, o mercado de smartphones é o que mais cresce no País, segundo Cox. Esses celulares inteligentes permitem ao usuário ter uma experiência de internet móvel comparável à do computador. O telefone da Dell vem concorrer com outros modelos baseados no Android, de fabricantes como Motorola, HTC e Samsung; com o iPhone, da Apple; com o BlackBerry, da RIM; e com os aparelhos que usam sistema operacional Windows, da Microsoft.

Mais informações no Estado de hoje ("Dell estreia no mercado de celulares pelo Brasil", p. B12).

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.