Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

O fim do garoto morcego

PUBLICIDADE

Por Renato Cruz
Atualização:

 Foto: Estadão

Não, não falo do Robin. O garoto morcego a que me refiro é o da imagem acima, capa do tablóide sensacionalista Weekly World News, que era vendido nas melhores drugstores dos Estados Unidos: "Criança morcego encontrada na caverna! Seus olhos gigantes enxergam no escuro e seus ouvidos são melhores que radar, dizem cientistas".

PUBLICIDADE

Com a edição de 27 de agosto, o semanário de 28 anos deixou de circular, em mais uma prova de que o impresso caminha para a extinção. A versão online continua. Todas as notícias eram falsas, conforme explicavam as letras pequenas de um aviso na página 2, enquanto a capa fazia questão de dizer: "O único jornal confiável do mundo". Entre seus assuntos preferidos, estavam aparições do Elvis, seqüestros por alienígenas e o Abominável Homem das Neves. Visitei o Vale do Silício no mês passado e trouxe um exemplar em que a reportagem principal falava sobre um homem de barro.

Depois de sair em várias capas, o garoto morcego virou camiseta e tira de história em quadrinhos no jornal. Stan Sinberg escreve sobre sua experiência como repórter do Weekly World News no Salon (em inglês).

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.