PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

O universo como informação

Por Renato Cruz
Atualização:

 Foto: Estadão

O universo é feito de informação? Esta é uma das 42 grandes questões da ciência, segundo a edição de fevereiro da revista Wired (em inglês, com projeto gráfico novo). O jornalista James Gleick escreve que talvez a informação seja mais fundamental que a matéria:

PUBLICIDADE

"Agora o universo todo é visto como um computador -- um processador cósmico de informação. Quando fótons e elétrons e outras partículas interagem, o que elas fazem realmente? Elas trocam bits, transmitem estados quânticos. Cada estrela que queima, cada nebulosa silente, cada partícula que deixa seu rastro fantasmagórico em uma câmara de névoa é um processador de informação. O universo calcula seu próprio destino."

Autor de Caos: a construção de uma nova ciência e de biografias de Isaac Newton e do físico Richard Feynman, Gleick prepara um livro sobre a história da teoria da informação.

Ao responder "Por que ainda temos grandes questões?", Kevin Kelly, ex-editor da Wired, aponta que a informação aumenta mais rapidamente que qualquer produto no planeta, natural ou fabricado. Ele cita o economista Hal Varian, da Universidade da Califórnia em Berkeley e consultor do Google, para dizer que o volume de informação cresce, em média, 66% ao ano em todo o mundo. "O paradoxo da ciência é que cada resposta dá origem a pelo menos duas dúvidas novas", escreve Kelly.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.