Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

Open XML, ODF, ABNT e ISO

PUBLICIDADE

Por Renato Cruz
Atualização:

Existe uma disputa pelo formato dos documentos eletrônicos que estão na sua máquina, e ela envolve uma série de acrônimos. A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) decidiu rejeitar o padrão de documentos Office Open XML, proposto pela Microsoft, na International Organization for Standardization (ISO). A proposta da Microsoft de formato para documentos e planilhas tem recebido críticas de empresas como a IBM e da comunidade de software livre.

PUBLICIDADE

Ano passado, a ISO aprovou o OpenDocument Format (ODF) como padrão para documentos eletrônicos. O ODF é usado em programas de código aberto como o OpenOffice. A Microsot propôs o Open XML como alternativa, para garantir a compatibilidade com os formatos anteriores usados por seus programas, como o Word e o Excel. Os opositores argumentam que a empresa tenta manter sua posição dominante e proteger seus formatos proprietários.

"A decisão define o voto brasileiro na ISO e poderá afetar todos os usuários de computador do planeta", diz João Cassino, integrante da comissão técnica que identificou 63 problemas no padrão Open XML. Segundo ele, o padrão Open XML apresenta falhas de segurança e não dá suporte a idiomas como o japonês, o chinês e o coreano.

Na segunda-feira (20/8), houve um encontro do governo com a ABNT para discutir o assunto, organizado pelo deputado federal Paulo Teixera (PT-SP). No dia seguinte, houve a última reunião da ABNT com a comissão técnica.

Eugenio Tolstoy De Simone, diretor de Normalização da ABNT, enviou uma nota hoje (23/8) aos integrantes do comitê técnico, comunicando a decisão. O Instituto de Defesa do Consumidor (IDEC) havia pedido que a ABNT rejeitasse o Open XML.

Publicidade

Em comunicado, a maior empresa de software do mundo afirma que os comentários apresentados pela ABNT devem ajudar a melhorar o padrão: "A Microsoft Brasil acredita que o fato de ter havido consenso técnico representa efetivamente uma oportunidade de evolução da norma, como parte do processo natural de elaboração de qualquer norma técnica".

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.