Foto do(a) blog

Informações sobre tecnologia

Radiodifusores ameaçam reagir

Governo quer licitar no ano que vem para a 4G a faixa de 700 MHz, atualmente ocupada pelos canais analógicos de TV aberta

PUBLICIDADE

Por Renato Cruz
Atualização:

Daniel Slaviero, presidente da Associação Brasileira de Emissoras de Rádio e Televisão (Abert), criticou o plano do governo de antecipar para o ano que vem o leilão da faixa de 700 Mhz para a quarta geração da telefonia celular (4G). "Se isso for tratado como fato consumado, o setor de radiodifusão vai reagir", disse ontem, durante o Painel Telebrasil, em Brasília.

PUBLICIDADE

Atualmente, essa faixa é ocupada pelos canais analógicos de TV aberta. O decreto que instituiu a TV digital no País determinou que esses canais serão desligados e devolvidos ao governo em 2016.

Se não forem tomadas medidas pelo poder público para garantir a digitalização das emissoras e, principalmente, o acesso a receptores digitais pelos espectadores, não será possível desligar os canais nem mesmo daqui a quatro anos.

A Associação Brasileira de Telecomunicações (Telebrasil) apoia a posição do governo. Antonio Carlos Valente, presidente da associação, sugeriu que operadoras e radiodifusores dialoguem para resolver a questão.

Mais informações no Estado de hoje ("Investimento das teles em rede cresce 3% ao ano, enquanto receita sobe 8%", p. B12).

Publicidade

Siga este blog no Twitter: @rcruz

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.