PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

Portáteis e web-móvel

A mobilidade sempre à mão

A explosão da telefonia móvel desde o fim da década de 1990 mudou muito nossas vidas, desde que passamos a poder nos comunicar com qualquer pessoa, em qualquer lugar do mundo, na hora em que quiséssemos. Mas essa revolução profunda entrou em uma nova fase em algum ponto entre 2006 e 2008, uma nova fase que estamos apenas começando a viver mais intensamente agora, no início da segunda década do milênio.

Por Filipe Serrano
Atualização:

Novas tecnologias de transmissão de dados sem fio ultraveloz e, principalmente, modelos avançados de telefones celulares impulsionaram um novo tipo de comunicação móvel. Passamos a ter os mesmos benefícios da troca de informações entre computadores conectados em rede nos nossos micro-eletrônicos a tiracolo, seja um celular, um tocador de música digital com acesso a redes Wi-Fi e 3G ou computadores ultraportáteis que nos acostumados a chamar de netbooks.

PUBLICIDADE

As tecnologias móveis, que primeiro nos conectaram uns aos outros, agora nos conectam a qualquer informação, no lugar onde precisarmos dela. Estamos conectados ao grande banco de dados que é a web, o tempo todo.

Esta é a mobilidade que já faz parte da vida de algumas pessoas e logo também passará a fazer parte do cotidiano de todos. Sacar um celular para pesquisar o nome daquele ator daquele filme que você viu o ano passado e não se lembra é só um dos exemplos mais simples. Com a internet no bolso, acessível em qualquer lugar, carregaremos a memória coletiva de toda a humanidade onde quer que estivermos.

Este blog, feito pela equipe do Link, busca mostrar cada passo deste caminho que estamos começando a descobrir, rumo à nova mobilidade. Cada passo  feito de novas tecnologias, novos sistemas e novos aparelhos que estão surgindo para facilitar nossa comunicação e nossa  interação, além das inúmeras possibilidades de novas criações culturais e sociais que emergem neste novo mundo móvel. Vamos descobrí-lo juntos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.