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Por dentro das inovações em serviços financeiros

Usando os benefícios escondidos do seu cartão de crédito

Por Guilherme Horn
Atualização:
 

Todos os anos algumas dezenas de bilhões de dólares são deixadas de lado nos EUA por clientes de cartões de crédito que não exercem seus direitos. Estes direitos incluem reembolso por diferença nos preços de produtos adquiridos, proteções contra avarias e roubo de celulares e outros eletrônicos, garantias estendidas, etc. Tudo isto previsto nos contratos dos cartões de crédito, mas que a grande maioria dos clientes não sabe que tem direito ou não tem como controlar.

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Nos EUA, boa parte dos varejistas possuem política de variação de preços, segundo a qual o consumidor é reembolsado, caso haja, num período determinado (normalmente de até 30 dias), uma redução no preço do produto comprado. Alguns cartões de crédito ampliam esta política para 90 dias, o que poucos clientes sabem e um número ainda menor usa de fato. Isto porque é difícil mesmo ficar controlando isso. Porém, as variações são cada vez mais frequentes, sobretudo no mundo digital. A Amazon, por exemplo, chega a alterar o preço de um produto mais de dez vezes durante um único dia. Isto porque os preços são estabelecidos por sistemas que ficam monitorando a concorrência e fazendo os reajustes para cima e para baixo em função do que encontra no mercado e a política de preços que a companhia estabeleceu para aquele produto. Por exemplo, ter o menor preço do mercado ou estar até no máximo 5% acima do menor preço, desde que o menor preço não seja de um concorrente X. Este processo é extremamente dinâmico e quase humanamente impossível de se controlar isso sem a ajuda de sistemas.

Foi conhecendo esta realidade que Abhinav Dubey fundou a Sift. Ele considera que os cartões de crédito são como icebergs, onde os usuários só lembram dos benefícios que estão sobre a água, quando a maior parte deles fica submersa e poucos são os que realmente usufruem deles. O usuário só precisa cadastrar o seu cartão de crédito na Sift e o site passa a monitorar as suas compras. Cada vez que ele tem direito a um benefício qualquer o site envia ao usuário um formulário digital preenchido, que ele envia digitalmente ao cartão de crédito, fazendo assim uso do que tem direito. Por exemplo, se o usuário comprou uma mochila numa loja e, num período de 90 dias, a loja fez uma promoção e reduziu em 30% o preço da mochila. O Sift vai informar o cliente segundos depois do preço ter sido reduzido e, em poucos dias, o mesmo receberá o reembolso da diferença em sua conta.

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Até agora, os usuários do site já recuperaram entre 5 a 10% dos seus gastos em benefícios antes não utilizados.

Claro que o mercado norte-americano é bem diferente do brasileiro, no que se refere à estabilidade da economia, política de preços, varejo e serviços financeiros. Mas a ideia de recuperar benefícios escondidos, que são difíceis de serem controlados manualmente, mas que podem ser apurados mais facilmente por algoritmos e sistemas, isto sim pode ser aplicado no nosso mercado. E não falta criatividade aos brasileiros para isso!

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