PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

P2P e cultura digital livre

Instituto indiano quer tornar pesquisas científicas livres

Ação faz parte da comemoração do ano da ciência na Índia

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:

2012 é o ano da ciência na Índia. E, para comemorar, o Instituto de Tecnologia Indiano de Madras (IIT-Madras, na sigla em inglês) pretende tornar todo seu acervo de pesquisas científicas livre na internet. Tudo em domínio público.

PUBLICIDADE

Para isso, será preciso convencer os próprios pesquisadores a fazerem o upload dos papers no repositório da instituição.

O instituto já fornece cursos online nas áreas de engenharia, ciência e humanidades. Os papers científicos seriam utilizados nesses cursos. Para o coordenador da instuição na web, Mangala Sunder Krishnan, o esforço não apenas beneficiará estudantes, mas ajudará a completar o círculo do conhecimento.

 Foto: Estadão

O IIT-Madras quer seguir a política de Acesso Livre que permitira que publicações científicas se tornassem públicas. "Muitas pesquisas ficam fechadas em publicações comerciais e são inacessíveis para muitos", disse Francis Jayakanth, pesquisador do Centro Nacional para Informação Científica da Índia. Ele criou um repositório que tem 32 mil publicações feitas por pesquisadores.

Segundo os pesquisadores, leva-se em média seis meses para que uma pesquisa científica seja publicada. Os repositórios do Open Acess tornariam mais fácil para que os cientistas publicassem e tornassem pública a sua pesquisa, com sua plataforma livre e que permite múltiplos formatos. Grandes instituições como o IIT de Madras assinam mais de 2 mil publicações científicas, mas centros menores não têm essa possibilidade.

Publicidade

"Uma pesquisa produzida pelo Centro de Pesquisa da Tuberculose na cidade de Chennai poderia ter grande relevância para os pesquisadores em outra universidade, mas pode passar despercebida. Os dois grupos recebem fundos do governo, e mesmo assim o que um faz não é acessível para outro", analisa Subbiah Arunachalam, membro do Centro de Internet e Sociedade da Índia.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.