PUBLICIDADE

Foto do(a) blog

P2P e cultura digital livre

Um esforço conjunto contra a pirataria

Indústria cultural e provedores de internet dos EUA estariam planejando um novo centro contra pirataria

Por Tatiana Mello Dias
Atualização:
 Foto: Estadão

Vem aí um centro para proteger o copyright - o Center for Copyright Information (CCI). Grandes estúdios de Hollywood e a indústria musical estariam por trás da proposta, que quer implantar um programa de resposta graduada à pirataria. A informação é do Cnet.

Segundo o site, a iniciativa começou a ser formulada em julho do ano passado, quando provedores de internet americanos (como AT&T e Verizon) concordaram em implantar medidas para desencorajar o compartilhamento de arquivos. Os provedores sugeriram na época a criação de uma organização para articular as ações de combate à pirataria online:

Relatório produzido na época com o acordo com os provedores e a indústria cultural (reprodução) Foto: Estadão

PUBLICIDADE

O Center for Copyright Information seria responsável por executar ações de educação do público em relação à pirataria e as consequências de descumprir a lei. O centro também ajudaria a medir os efeitos das políticas e a maneira como as empresas do setor identificam e lidam com os infratores. Os setores envolvidos consideram fundamental a colaboração dos provedores de conexão nos programas de resposta graduada. Eles seriam os responsáveis por detectar possíveis infrações e aplicar as penas, que começam em um comunicado para os usuários flagrados baixando conteúdo ilegal, e pode culminar até na suspensão da conexão.

Nada disso, porém, está definido.

As empresas envolvidas devem anunciar o responsável pelo orgão em breve. O Cnet aposta em Jill Lesser, diretora de políticas públicas do The Glover Park Group e membro da mesa diretora do Centro de Democracia e Sociedade, ONG que luta pela liberdade de expressão na web. O foco dela, segundo a própria biografia, é 'copyright, poteção aos consumidores e políticas de telecomunicação para clientes da indústria de mídia'.

Publicidade

MPAA e a RIAA, entidades que representam a indústria cinematográfica e musical dos EUA, não comentaram. Mas um posta-voz da RIAA disse há duas semanas que há um plano para lutar contra a pirataria, que inclui medidas "coercitivas" contra os usuários.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.