PUBLICIDADE

Adobe vai parar de atualizar o Flash em 2020

Plugin reprodutor de mídia continuará sendo suportado pelos navegadores, mas não receberá atualizações

Por Redação Link
Atualização:
Adobe Flash Player deixará de ser atualizado em 2020. Foto: Lucy Nicholson/Reuters

Parece que estamos numa onda de despedidas dos clássicos programas de computador. Após a Microsoft oficializar a morte do Paint, nesta terça-feira, 25, foi a vez da Adobe anunciar que o plugin Flash Player deixará de ser atualizado e distribuído em 2020. A empresa disse que vai continuar trabalhando com a Apple, Mozilla, Microsoft e Google para oferecer atualizações de segurança para que o reprodutor de mídia continue a ser compatível com os navegadores até lá.

PUBLICIDADE

O anúncio, apesar de tudo, não é uma surpresa. O Flash —principalmente suas versões desatualizadas — tornou-se um alvo fácil para hackers com o passar dos anos. O fato de a Apple não o ter apoiado nos smartphones só intensificou o declínio do plugin, que hoje não é necessário nos navegadores modernos, já que o HTML5 consegue substituí-lo bem.

A própria Adobe foi gradativamente eliminando o reprodutor de suas aplicações. Assim como as empresas de navegadores, que colocaram o Flash como um plugin que precisa ser ativado pelo usuário se ele realmente quiser utilizá-lo. Atualmente, poucas empresas dependem do Flash.

Durante o anúncio, o vice-presidente de desenvolvimento de produtos da empresa, Govind Balakrishnan disse que a Adobe continua orgulhosa do legado do Flash, que desempenhou um papel fundamental na transmissão de vídeos e jogos na web, por exemplo. “Poucas tecnologias tiveram um impacto tão profundo e positivo na era da internet. Mas a Adobe sempre se preocupou com reinvenção e criatividade, por isso estamos entusiasmados em ajudar a liderar a próxima era de criação de conteúdo digital ", disse o executivo.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.