PUBLICIDADE

Bloqueio do WhatsApp: tire suas dúvidas

Confira as respostas das principais dúvidas sobre o bloqueio do WhatsApp, determinado no começo desta segunda-feira

Foto do author Matheus Mans
Por Matheus Mans
Atualização:

REPRODUÇÃO

 

PUBLICIDADE

Quando o WhatsApp deve sair do ar?

O serviço de mensagens deverá interromper o seu funcionamento a partir das 14h desta segunda-feira, 2, de acordo com a comarca de Lagarto, que divulgou a decisão judicial do juíz Marcelo Maia Montalvão. A ordem judicial foi enviada para as cinco operadoras do País, que devem obedecer a decisão no tempo determinado.

Quando o WhatsApp irá voltar a funcionar? O serviço de mensagens deverá voltar a funcionar às 14h de quinta-feira, 5, quando a interrupção do serviço completará 72 horas fora do ar. Caso as operadoras não cumpram com a decisão judicial, será aplicada uma multa diária de R$ 500 mil. Ainda cabe recurso das operadoras ou do WhatsApp, que poderá ter impacto na duração do bloqueio.

O que fez com que o WhatsApp fosse tirado do ar?

A Justiça precisava de informações no âmbito de um processo de tráfico de drogas, mas o Facebook, dono do WhatsApp, não teria liberado as conversas. Por isso, o juíz Marcelo Maia Montalvão ordenou a prisão do vice-presidente do Facebook para a América Latina, Diego Dzodan, em março deste ano.

A prisão do executivo, no entanto, não resultou em algo concreto, já que o  WhatsApp não liberou o acesso aos dados. Assim, o juiz pediu o bloqueio total do serviço nesta segunda-feira, 2, em todo o território nacional.Esta é a primeira vez que o WhatsApp é tirado do ar no Brasil?

Publicidade

Não. Em dezembro do ano passado, a 1ª Vara Criminal de São Bernardo do Campo enviou uma ordem judicial para as operadoras, exigindo o bloqueio do aplicativo em todo o território nacional por um período de 48h. No entanto, na tarde do mesmo dia, o desembargador Xavier de Souza, da 11ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de São Paulo, concedeu uma liminar, determinando o restabelecimento do aplicativo em todo o País. 

Quantas pessoas foram afetadas? No primeiro bloqueio do serviço, o presidente-executivo do Facebook, que controla o WhatsApp, Mark Zuckerberg, disse que mais de 100 milhões de pessoas no País foram afetadas pelo bloqueio

É possível continuar a usar o WhatsApp mesmo com o bloqueio? É possível recorrer aos aplicativos de VPN (rede privada virtual, na sigla em inglês). Eles permitem que as pessoas acessem uma conexão privada para ter um acesso aos servidores do serviço de mensagens que ficam no exterior. Isso permite que a pessoa use o app normalmente. Os aplicativos de VPN mais utilizado atualmente é o Betternet, para iPhone e Android.

Existem riscos em usar VPN? Sim. O VPN é uma rede privada dentro da internet. Assim, a empresa ou usuário responsável por essa VPN pode acessar as informações e as conversas do WhatsApp. Por isso, é importante usar o VPN com moderação e apenas com apps seguros. Evite falar sobre informações pessoais ou bancárias quando estiver utilizando um VPN.

Existem aplicativos alternativos ao WhatsApp? Muitas pessoas usaram apps parecidos com o WhatsApp, como o Telegram, Viber, Line e WeChat. O Telegram, aliás, já registou mais de 1,5 milhões de novos usuários no País após o primeiro bloqueio.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.