PUBLICIDADE

'Estadão' tem 1 milhão de downloads de podcasts

Portal reforça aposta no formato com três novos programas de esportes, política e tecnologia; ‘Estadão Notícias’ agora pode ser ouvido no Spotify

Por Redação Link
Atualização:
Estreante, 'Estadão na Copa' vai falar sobre a preparação para a Copa do Mundo da Rússia, em 2018 Foto: Bruno Capelas/Estadão

Os podcasts do Estadão superaram no início de agosto a marca de 1 milhão de downloads, em um crescimento constante desde que os primeiros programas foram lançados, em abril. A lista de 12 podcasts, que inclui o carro-chefe Estadão Notícias – com as principais notícias e análises do dia – acaba de ganhar três novos reforços: as estreias dos podcasts Estadão na Copa, Legis-Ativo e Hyperlink.

PUBLICIDADE

Com o Estadão na Copa, o portal entra no clima da Copa de 2018 na Rússia, com um programa cheio de análises, histórias e curiosidades. Apresentado por Igor Muller, o podcast conta com os comentários do editor de Esportes, Robson Morelli, e do chefe de reportagem, Raphael Ramos. Além da cobertura das novidades do Mundial, o programa também vai trazer informações sobre os preparativos da seleção brasileira de futebol para o evento. O programa será publicado sempre às quintas-feiras.

Outro programa que estreou nesta semana é o Legis-Ativo, que funciona como uma extensão do blog de mesmo nome no Estadão. O podcast é feito pelos cientistas políticos Humberto Dantas e Vitor Oliveira, que apresentam, de forma direta e nada empolada, os principais temas da política nacional. “É um bate-papo entre dois cientistas políticos”, diz Dantas. “Queremos tornar a discussão sobre esse tema difícil mais gostosa e informal.” O podcast será publicado às segundas-feiras.

O terceiro reforço é o Hyperlink, podcast que analisa em profundidade grandes temas e tendências do universo da tecnologia. Apresentado pelo repórter do Link, Bruno Capelas, o programa tem os comentários da editora do Link, Claudia Tozetto, e a participação dos repórteres de tecnologia do Estadão. Publicado sempre na noite das quintas-feiras, o programa também traz análises sobre os principais fatos recentes do setor e prepara o ouvinte para as novidades das próximas semanas.

“A cultura de ouvir podcasts está começando a pegar no Brasil. As pessoas perceberam que funciona como um ‘Netflix’ de áudio”, diz Emanuel Bomfim, editor multimídia do Estadão. “Conforme os ouvintes criam o hábito e diversificamos os assuntos, a audiência só tende a crescer.”

Além do marco de audiência, medido pela ferramenta Libsyn, os podcasts do Estadão tem ganhado relevância no mercado. O Estadão Notícias, por exemplo, foi selecionado para figurar entre os podcasts disponíveis para as pessoas ouvirem por meio do serviço de streaming de música Spotify.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.