‘Fábrica de memes’ produz 24 horas por dia

Voluntários ajudam página South America Memes a levar humor para 2,2 milhões de fã

PUBLICIDADE

Por Carolina Ingizza
Atualização:
Imagem teve mais de 17 mil curtidas na página Foto: DIV

Imagine uma produtora de conteúdo que tenha 960 mil funcionários trabalhando voluntariamente e produzindo quase 5 mil imagens e vídeos por dia. Pode parecer utópico, mas é exatamente isso que a página South America Memes (SAM) conseguiu organizar em um grupo aberto no Facebook.

PUBLICIDADE

Criada pelo estudante Gabriel Felix em outubro de 2015, a página surgiu como projeto de um grupo de amigos que gostavam de fazer memes – imagens ou vídeos de humor curtos com potencial viral – para a internet. Alguns meses depois, os cinco administradores resolveram criar um grupo. “Os membros, inspirados por nós, começaram a criar memes numa quantidade massiva”, conta Felix.

Hoje, a página contabiliza quase 2,3 milhões de curtidas no Facebook, e o maior grupo vinculado a ela tem mais de 960 mil pessoas. Os memes de sucesso postados no grupo – chamado de “máquina de memes aberta” – são levados para a página. “Se a postagem chegar a 5 mil ou 6 mil curtidas, ela vai direto para a página”, diz o administrador Gabriel Hakkinem.

Mas conseguir postar um meme no grupo não é fácil, já que há cerca de 30 moderadores que avaliam se o conteúdo que é submetido tem qualidade. Dos quase 5 mil memes recebidos diariamente, só 10% são aprovados.

Retorno. Apesar de toda a estrutura criada, os administradores ainda não conseguiram tornar rentável a fábrica de memes, então todo o trabalho é feito sem remuneração. “É uma comunidade inteira fazendo conteúdo para ela mesma consumir. O pessoal está ali para fazer os outros rirem”, diz Felix.

A única receita vem de uma parceria com uma loja de camisetas. “As marcas ainda não enxergam os memes como algo bom para os negócios”, diz Hakkinem. 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.