Imagine uma produtora de conteúdo que tenha 960 mil funcionários trabalhando voluntariamente e produzindo quase 5 mil imagens e vídeos por dia. Pode parecer utópico, mas é exatamente isso que a página South America Memes (SAM) conseguiu organizar em um grupo aberto no Facebook.
Criada pelo estudante Gabriel Felix em outubro de 2015, a página surgiu como projeto de um grupo de amigos que gostavam de fazer memes – imagens ou vídeos de humor curtos com potencial viral – para a internet. Alguns meses depois, os cinco administradores resolveram criar um grupo. “Os membros, inspirados por nós, começaram a criar memes numa quantidade massiva”, conta Felix.
Hoje, a página contabiliza quase 2,3 milhões de curtidas no Facebook, e o maior grupo vinculado a ela tem mais de 960 mil pessoas. Os memes de sucesso postados no grupo – chamado de “máquina de memes aberta” – são levados para a página. “Se a postagem chegar a 5 mil ou 6 mil curtidas, ela vai direto para a página”, diz o administrador Gabriel Hakkinem.
Mas conseguir postar um meme no grupo não é fácil, já que há cerca de 30 moderadores que avaliam se o conteúdo que é submetido tem qualidade. Dos quase 5 mil memes recebidos diariamente, só 10% são aprovados.
Retorno. Apesar de toda a estrutura criada, os administradores ainda não conseguiram tornar rentável a fábrica de memes, então todo o trabalho é feito sem remuneração. “É uma comunidade inteira fazendo conteúdo para ela mesma consumir. O pessoal está ali para fazer os outros rirem”, diz Felix.
A única receita vem de uma parceria com uma loja de camisetas. “As marcas ainda não enxergam os memes como algo bom para os negócios”, diz Hakkinem.