PUBLICIDADE

Facebook anuncia fim de dois aplicativos

Lifestage, que era uma espécie de clone do Snapchat, e o aplicativo dedicado a acessar grupos da rede social, foram descontinuados pela empresa

Por Redação Link
Atualização:
Aplicativo lançado no ano passado, Lifestage conectava adolescentes em linguagem similar à do Snapchat Foto: Facebook

O Facebook descontinuou, discretamente, dois aplicativos importantes para a rede social:  um dos "clones" que a empresa criou para competir com o Snapchat, o Lifestage, e o aplicativo dedicado aos grupos da rede social. Os aplicativos foram retirados das lojas de aplicativos nas últimas semanas, segundo alguns sites especializados em tecnologia dos Estados Unidos.

PUBLICIDADE

A rede social mais popular do mundo criou o Lifestage há cerca de um ano. O aplicativo era direcionado a estudantes do Ensino Médio e permitia compartilhar fotos e vídeos e se conectar com amigos da escola. Ele estava disponível apenas nos Estados Unidos e foi retirado recentemente das lojas de aplicativos.

Em nota, o Facebook afirmou que o Lifestage foi criado para facilitar a comunicação entre os adolescentes nos EUA e que a equipe da rede social "aprendeu muito com o aplicativo". Segundo a empresa, alguns desses aprendizados se transformarão em recursos que serão lançados para o aplicativo principal do Facebook.

Esse não foi o único clone de Snapchat lançado pelo Facebook, mas até agora a inclusão do recurso de compartilhamento de coleções de fotos e vídeos efêmeras fez mais sucesso no Instagram. A empresa divulgou recentemente que chegou a 250 milhões de usuários ativos diariamente no serviço, então é natural que outras experiências de menor sucesso sejam descontinuadas.

O outro aplicativo que vai desaparecer em breve é o Facebook Groups. A empresa anunciou que os usuários do aplicativo para iPhone e Android não poderão mais usá-lo a partir de 1º de setembro. Eles terão de usar o recurso de grupos no aplicativo principal do Facebook ou a versão móvel do site.

O cancelamento do aplicativo dedicado a grupos surpreende, ainda mais depois que o Facebook resolveu alterar sua missão e colocar os grupos no centro da estratégia da empresa no futuro. Além disso, atualmente, há mais de 1 milhão de usuários do Facebook que usam ativamente os grupos criados na rede social.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.