Golpe no WhatsApp promete pacote de dados de internet gratuito

Fraude já afetou mais de 20 mil pessoas nos últimos dias, diz startup de segurança PSafe

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Fraude já afetou mais de 20 mil pessoas nos últimos dias, diz startup de segurança PSafe Foto: Bruno Capelas/Estadão

Um novo golpe tem circulado no aplicativo de mensagens instantâneas WhatsApp nessa semana: dessa vez, o truque oferece aos usuários um pacote de dados de internet gratuitamente nas cinco principais operadoras brasileiras – Oi, Claro, Vivo, TIM e Nextel. Segundo a startup brasileira PSafe, mais de 20 mil pessoas já foram afetadas pela fraude nos últimos dias. 

PUBLICIDADE

Após acessar o link criado pelos cibercriminosos e divulgado nas mensagens, o usuário tem de fazer um breve cadastro e é induzido a compartilhar a fraude com mais dez amigos para ter acesso ao falso benefício – o que estimula a continuidade do golpe. 

Segundo especialistas da PSafe, o alto número de usuários atingidos pela falsa promoção se deve ao fato de o golpe pedir que a pessoa compartilhe o link do anúncio com outros 10 contatos para "validar" o pacote gratuito. 

Após enviar os dados, o usuário é "convidado" a confirmar o número de seu telefone. No lugar de receber os dados gratuitos, ele se insere num serviço de SMS pago, efetuando cobranças indevidas. Outro link aberto pelo site malicioso baixa um aplicativo que pode infectar o smartphone e deixá-lo vulnerável a outros tipos de ataque. 

Emilio também diz que uma das formas para o usuário evitar cair nesse tipo de golpe é sempre verificar as páginas oficiais das empresas antes de fornecer dados pessoais. “O usuário deve estar atento a qualquer tipo de promoções exageradas que chegam por mensagens, checando sempre se a promoção é real”, afirma.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.