PUBLICIDADE

Google I/O: Busca visual do Google agora 'entende' português

Google Lens ganha sua maior atualização desde que foi lançado em 2017; agora, recurso vai estar 'embarcado' no aplicativo nativo de câmera de mais de dez smartphones

Por Claudia Tozzeto e enviada a Mountain View (EUA)
Atualização:
Google Lens permite pesquisar, a partir da câmera, informações sobre lugares e sobre objetos na busca do Google Foto: Google

Um ano após ter sido revelada pela primeira vez durante a conferência de desenvolvedores Google I/O, a ferramenta de busca Google Lens vai passar a "entender" o português a partir do fim desse mês, segundo anunciou o gigante das buscas nesta terça-feira, 8. O recurso permite que os usuários de smartphones com sistema operacional Android usem a câmera do próprio aparelho para fotografar lugares ou objetos que querem pesquisar na web, como placas e folhetos. Por trás do recurso, está um sistema avançado de inteligência artificial, que reconhece informações nas imagens fotografadas pelas pessoas.

PUBLICIDADE

A ferramenta fica disponível para os brasileiros usarem no momento em que ganha sua maior atualização em número de recursos e idiomas até esta data -- além do Brasil, pessoas que falam idiomas como alemão, espanhol, francês e italiano também terão acesso à nova tecnologia. Outro fator que deve impulsionar o uso da ferramenta é uma série de parcerias com fabricantes de dispositivos, que vai colocar o recurso dentro da câmera nativa de aparelhos de marcas como Asus, Motorola, Xiaomi, LG, entre outras, além dos próprios smartphones da linha Pixel, fabricados pelo Google.

O Google Lens também passou a funcionar em tempo real. Antes, o usuário precisava abrir a câmera, fotografar alguma coisa e depois usar o recurso. Agora, assim que ele abre a câmera, ela começa a escanear o ambiente à sua volta e a prover informações da web na tela. Isso é possível graças a uma nova tecnologia desenvolvida pelo Google, que mapeia as imagens do local em volta do usuário por meio de pontos. O Google não informou quando a atualização estará disponível para todos os usuários.

Vantagens. Uma das principais capacidades do Google Lens está, claro, ligado à busca de produtos. Basta que o usuário aponte a câmera para um par de sapatos ou um casaco na vitrine, que a busca visual do Google vai mostrar produtos semelhantes na web. E mais: na nova versão, o Lens mostra uma seleção de três produtos que combinam entre si, numa espécie de curadoria de moda.

Um dos recursos mais interessantes do Lens funciona no Google Maps. Agora, quando o usuário pesquisar uma rota à pé até um determinado local, ele poderá visualizar essa rota não no mapa, mas com elementos de realidade aumentada sobre a imagem que ele está vendo da rua. Na prática, o Google Lens vai exibir setas no ambiente, de uma forma muito mais intuitiva do que hoje acontece ao ter que ficar olhando para o mapa sem saber em qual direção andar, por exemplo.

Para quem está viajando para conhecer novos lugares, o recurso também exibe informações sobre prédios e pontos turísticos, encontradas na busca do Google.

*A repórter viajou a Mountain View (EUA) a convite do Google

Publicidade

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.