Com YouTube Space no Rio, Google quer profissionalizar youtubers
Com novo espaço para criadores de conteúdo no Rio, YouTube inicia preparação para lançar versão paga no País
Por Claudia Tozzeto
Atualização:
Em um espaço de mais de 3 mil metros quadrados no Porto Maravilha, região portuária do Rio de Janeiro, o Google ergueu uma nova “casa” para os youtubers brasileiros. O espaço, que será inaugurado hoje, é o segundo maior YouTube Space do mundo, perdendo apenas para a unidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Embora a empresa não revele o montante investido no local, o esforço mostra a preocupação do Google em profissionalizar os criadores brasileiros de vídeos – um passo essencial para o avanço dos negócios da plataforma de vídeos no Brasil.
PUBLICIDADE
O YouTube é, atualmente, o maior site de compartilhamento de vídeos do mundo, com mais de 1 bilhão de usuários ativos. Diariamente, mais de 1 bilhão de horas de vídeo são assistidas no site. Os brasileiros só ficam atrás dos americanos quando o assunto é tempo gasto no YouTube. Mas não é só a audiência que não para de crescer: o número de canais também tem se expandido rapidamente no Brasil. Segundo levantamento da Snack, uma das principais redes de youtubers no País, o número de canais nacionais na plataforma passou de 290 mil, em agosto de 2016, para os 460 mil atuais – um crescimento de 58% em um ano.
“Os youtubers estão sempre famintos para aprender a melhorar seus vídeos”, disse o diretor global do YouTube Spaces, Lance Podell, em entrevista exclusiva ao Estado. “Com esse novo espaço, nós queremos ajudá-los a liberar esse potencial.”
O Space do Rio é o segundo espaço do tipo inaugurado pelo YouTube no Brasil – o primeiro foi aberto em outubro de 2014 na região do Bom Retiro, centro de São Paulo. Por lá, passam 3 mil pessoas por trimestre, segundo o Google. Para Podell, a experiência em São Paulo ajudou a equipe a entender as necessidades dos youtubers brasileiros.
Veja como é o novo YouTube Space no Rio de Janeiro
1 / 20Veja como é o novo YouTube Space no Rio de Janeiro
Salas de treinamento
A ideia é que os produtores de conteúdo aprendam técnicas para aprimorar os vídeos que fazem sozinhos, muitas vezes de casa. Foto: Fábio Motta/Estadão
Tempo
Diariamente, mais de 1 bilhão de horas de vídeo são assistidas no site. Os brasileiros só ficam atrás dos americanos quando o assunto é tempo gasto no... Foto: Fábio Motta/EstadãoMais
Cafeteria
Além dos estúdios, o espaço oferece cafés e espaços para relaxar. Foto: Fábio Motta/Estadão
Brasil
O Space do Rio é o segundo espaço do tipo inaugurado pelo YouTube no Brasil – o primeiro foi aberto em outubro de 2014 na região do Bom Retiro, centro... Foto: Fábio Motta/EstadãoMais
Brasil
De acordo com o diretor global do YouTube Spaces, a experiência em São Paulo ajudou a equipe a entender as necessidades dos youtubers brasileiros. Foto: Fábio Motta/Estadão
YouTube Space
Em um espaço de mais de 3 mil metros quadrados no Porto Maravilha, região portuária do Rio de Janeiro, o Google ergueu uma nova “casa” para os youtube... Foto: Fábio Motta/EstadãoMais
Dimensões
O espaço do Rio de Janeiro é o segundo maior YouTube Space do mundo, perdendo apenas para a unidade de Los Angeles, nos Estados Unidos. Foto: Fábio Motta/Estadão
Profissionalização
A criação do espaçomostra a preocupação do Google em profissionalizar os criadores brasileiros de vídeos – um passo essencial para o avanço dos negóci... Foto: Fábio Motta/EstadãoMais
Potencial
Segundo Lance Podell, diretor global do YouTube Spaces, “os youtubers estão sempre famintos para aprender a melhorar seus vídeos”. Foto: Fábio Motta/Estadão
Potencial
Com o novo espaço do Rio de Janeiro, a empresa espera conseguir ajudar os criadores de conteúdo locais a explorarem seus potenciais. Foto: Fábio Motta/Estadão
Estúdios
No novo YouTube Space, os youtubers poderão usar três estúdios profissionais para a gravação de vídeos. Foto: Fábio Motta/Estadão
Estúdios
O maior estúdio do local tem171 metros quadrados e é umcenário do boêmio bairro da Lapa, que pode ser usado pelos youtubers selecionados. Foto: Fábio Motta/Estadão
Equipamento
Para as gravações, estão disponíveis vários recursos, como chroma key ecâmeras que filmam em resolução Ultra HD ou 4K. Foto: Fábio Motta/Estadão
Salas de treinamento
O espaço também tem salas de treinamento, onde serão ministradasaulas de iluminação e até workshops sobre merchandising. Foto: Fábio Motta/Estadão
Salas de treinamento
Com o espaço, os consultores terão a capacidade deatender muito mais youtubers simultaneamente, segundo Vitor Knijnik, sócio da Rede Snack,uma das pri... Foto: Fábio Motta/EstadãoMais
Estrutura
A ideia do YouTube Space Rio é oferecer uma estrutura profissional para ajudar os youtubers a crescerem e engajarem mais público. Foto: Fábio Motta/Estadão
Confraternização
Além dos estúdios, o YouTube Spaces oferece uma série de espaços de convivência para os produtores de conteúdo utilizarem. Foto: Fábio Motta/Estadão
Cafeteria
No espaço, os produtores de conteúdo poderão trocar experiências e fazer contatos. Foto: Fábio Motta/Estadão
Espaço
No estúdio de São Paulo, que é menor que o novo espaço do Rio,passam 3 mil pessoas por trimestre, segundo o Google. Foto: Fábio Motta/Estadão
Mundo
Segundo a empresa, os nove YouTube Spaces no mundo já facilitaram a produção de mais de 12 mil vídeos desde 2012. Foto: Fábio Motta/Estadão
Estrutura.No YouTube Space carioca, os criadores poderão usar três estúdios para gravação de vídeos, sendo que o maior deles, de 171 metros quadrados, tem um grande cenário do boêmio bairro da Lapa, que pode ser usado pelos youtubers selecionados. Os equipamentos disponíveis incluem câmeras que filmam em resolução Ultra HD ou 4K – o equivalente a quatro vezes o Full HD.
O espaço também terá salas de treinamento, que vão incluir de aulas de iluminação até workshops sobre merchandising. A ideia é que os produtores de conteúdo aprendam técnicas para aprimorar os vídeos que fazem sozinhos, muitas vezes de casa. “Eles terão capacidade para atender muito mais youtubers simultaneamente”, afirma Vitor Knijnik, sócio da Rede Snack. “O novo espaço faz jus ao tamanho da comunidade do YouTube no Brasil.”
Expansão.Ao profissionalizar os youtubers, o Google assegura a continuidade dos negócios no País. Com melhor produção, os usuários tendem a passar mais tempo assistindo aos vídeos – o que representa mais receita para os criadores e para o próprio YouTube, que depende da publicidade para sobreviver. Segundo a empresa, os nove YouTube Spaces no mundo já facilitaram a produção de mais de 12 mil vídeos desde 2012.
Publicidade
No longo prazo, a profissionalização dos criadores poderá também impulsionar a versão paga do serviço, chamada YouTube Red – ainda sem data para estrear no Brasil. Nela, o Google exibe produções especiais de youtubers por uma mensalidade de US$ 10.
Ainda não está claro, porém, se o investimento do YouTube será suficiente para disputar o mercado com outros gigantes do vídeo sob demanda. Só neste ano, por exemplo, o Netflix pretende investir US$ 6 bilhões em filmes e séries de TV originais.
25 youtubers brasileiras para conhecer e acompanhar
1 / 2525 youtubers brasileiras para conhecer e acompanhar
Me Poupe
Enérgica e alegre, Nathalia Arcuri comanda oMe Poupe, canal sobre finanças e gastos pessoais. Jornalista de formação, ela procura fazer vídeos para de... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Rayza Nicacio
Mais de 1,2 milhão de pessoas acompanham ocanal de Rayza Nicácio. O sucesso se deve a naturalidade com que ela faz vídeos tutoriais de maquiagem evlog... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Mandy Candy
Amanda Guimarães é uma vlogger que fala sobre sua experiência de vida comomulher transexualno canalMandy Candy, no qual quase 560 mil pessoas se inscr... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Jout Jout Prazer
Já muito conhecida no YouTubee fora dele,Jout Joutfala sobre temas cotidianos e que, muitas vezes, são tratados como tabus, como coletor menstrual e s... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Queen B
Raphaela Laet éQueen B, uma mulher trans que se consagrou como jogadora profissional de League of Legends (LoL). Seu canal é composto por gameplays,en... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Lully de Verdade
Luísa Clasen, a Lully,comanda o canal Lully de Verdade, que reúne vídeos sobrecomportamentoe, principalmente,cinema. Além de contar com muitasparticip... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Camila Coelho
A youtuber Camila Coelho é um sucesso: tem quase 3 milhões de inscritosem seu canal. O segredo? Dar dicas de maquiagem, beleza e moda. Para tamanho su... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Miriam Castro
Com seu jeito doce e seu vasto conhecimento sobre animes, séries e games, Miriam Castro produz vídeos para seu canalMikannn— ou Mika, com três letras ... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Dani Noce
Danielle Noce é uma das mais famosas representantes do segmento de culinária do YouTube. Com umcanal que atingiu cerca de 1,5 milhão de inscritos, ela... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Tati Feltrin
Tatiana Feltrin é considerada uma das principaisbooktubersdo País. Com mais de230 mil inscritos,seu canal fala sobre todos os tipos de livrospossíveis... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Flávia Melissa
Youtuber voltadapara quem é zene quer ver vídeos um pouco maisreflexivose, algumas vezes,motivacionais. Apesar de ter pouco mais de 125 mil inscritos,... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Cadê a chave?
Apesar de ser feito em parceria com o marido Leon, Nilce Moretto é quem dominao canal Cadê a Chave?, que já tem mais de 2,2 milhõesde inscritos. Feito... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
PenseGeek
Mariana Delveccio é a responsável pelocanal PenseGeek, que fala sobrequadrinhos,gamese outrosaspectos da cultura pop. Com quase 590 mil inscritos, o c... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Papo Astral
Carol Vaz comandao Papo Astral, canal do YouTubevoltado para curiosidades sobre horóscopo e signos. Nele, Carol fala sobrecuriosidades de signos, o qu... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
5inco Minutos
Com quase 10,6 milhões de inscritos,o canal de Kéfera Buchmannse tornou um fenômeno.A youtuber, que fala sobreaspectos cotidianoseacontecimentos curio... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Nina Secrets
Com 2,3 milhões de inscritos,o canal de Ninaé autodenominado como o "mais fofo do YouTube". Nele, a youtuber fala de assuntos femininos, comodicas par... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Bruna Vieira
Bruna Vieira já foi colunista da revista adolescenteCaprichoe era uma jovem extremamente tímida. Superou isso e deixou a revistade lado para se tornar... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Flavia Calina
O canal de Flaviaé um dos mais diversos do YouTube: fala sobrecuriosidades e aspectos importantes da maternidade,comportamentoe dá dicas de tudo — até... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Malena0202
Especializada no mundo dos games,Malena0202é uma das principais youtubers brasileiras quando o assunto éMinecraft. Também conhecida como Loira Noob, M... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Canal das Bee
Jéssica Tauane conduz com seus três amigos oCanal das Bee, que é de 2012 e já tem mais de 320mil seguidores. Lá ela fala de maneira leve e didática so... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Carol Moreira
Apresentadora da Warner e formada em cinema, Carol Moreira já trabalhou de várias formas no YouTube, fazendo tutoriais de maquiagem e até mesmo progra... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Nátaly Neri
OAfros e Afinsé comandado por Nátaly Neri, um estudante de ciências sociais. Lá, Nátaly fala de tudo que a interessa — moda,brechós, costura, estética... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Mariana Nolasco
Com mais de 2,7 milhõesde inscritos,Mariana Nolasco quase não fala nada em seus vídeos. Afinal, o foco do canal é música. Nele, Mariana, de 18anos, ca... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Hel Mother
Apesar de não muito grande, com 80 mil inscritos, oHel Mothermerece ser conhecido. Helen Ramos o conduz com maestria e aborda a maternidade como tema ... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais
Depois das Onze
Gabriela Fernandes e Thalita Meneghim conduzem o engraçadíssimoDepois das Onze. As amigas fazem vídeos diversos de comportamento,desafiose amizade. Br... Foto: Carolina Ingizza/EstadãoMais