Twitter vai permitir que qualquer usuário tenha conta verificada

Novidade foi anunciada pelo presidente da rede social; hoje somente pessoas públicas podem ter o símbolo azul

PUBLICIDADE

Por Redação Link
Atualização:
Qualquer usuário poderá pedir contaverificada, disse presidente do Twitter Foto: Regis Duvignau/Reuters

O presidente do Twitter, Jack Dorsey, disse que a empresa dará conta verificada para qualquer usuário da rede social interessado na identificação. Atualmente o pequeno símbolo azul serve para usuários identificarem perfis reais de pessoas públicas como artistas e esportistas.

PUBLICIDADE

“A intenção é abrir a opção de conta verificada para todos”, disse Dorsey durante uma transmissão no Periscope. “As próprias pessoas podem verificar mais fatos sobre si mesmos. Nós não precisamos ser o juiz”.

O executivo não explicou como e quando a empresa começará a dar verificações para os usuários interessados. Mas em outras plataformas que existe algo semelhante, como o Airbnb, os usuários precisam enviar um perfil do Facebook, um número de telefone, endereço de e-mail e foto de algum documento emitido pelo governo.

Estratégia. A abertura da conta verificada acontece após estudos feitos pelo próprio Twitter. A rede social identificou que os usuários associam as contas verificadas como pessoas que passam informações de credibilidade e que tem o apoio e curadoria da rede social, mas isso não era interessante para a empresa.

Apesar de permitir a verificação, Dorsey afirmou que o Twitter manterá a política de não exigir que o usuário coloque seu verdadeiro nome no perfil. Isso porque a empresa quer que a plataforma continue sendo um espaço para compartilhamento de assuntos gerais, sem que o usuário pense muito antes de publicar.

Evolução. O Twitter criou o ícone de perfil verificado para entregar a celebridades com conta na rede social, para que eles se diferenciassem dos demais. Aos poucos, a rede social começou a identificar também jornalistas que passaram a assumir um status diferenciado na plataforma.

Em 2016, a rede social permitiu que qualquer usuário pedisse a verificação, mas exigia que eles fornecessem dados como os motivos pelos quais eles querem a identificação.O diferencial é normalmente dado a escritores, criadores de conteúdo ou influenciadores, o usuário médio até então dificilmente era contemplado.

Publicidade

 

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.