Amazon começa a vender itens de casa e cozinha no Brasil
Após começar venda de eletrônicos via marketplace, empresa expande atuação a uma semana da Black Friday; agora, é possível comprar liquidificadores e talheres pelo site
Por Redação Link
Atualização:
A Amazon começou a vender nesta sexta-feira, 17, produtos de casa e cozinha no Brasil. Maior empresa de comércio eletrônico do mundo, a varejista norte-americana dá um novo passo no País, a menos de uma semana da Black Friday. Há cerca de um mês, a empresa começou a vender por aqui eletroeletrônicos, telefones celulares e videogames, disputando espaço com empresas como Magazine Luiza, B2W e Extra.com.
PUBLICIDADE
Assim como nas vendas de eletroeletrônicos, os produtos de casa e cozinha serão vendidos por lojas terceiras – à Amazon, caberá apenas a parte de atendimento dos clientes. A empresa está há cinco anos no País, mas nos quatro primeiros, vendeu apenas livros (digitais e impressos) e o Kindle, seu leitor eletrônico.
Segundo a empresa, há mais de 90 mil produtos da nova categoria no site, com marcas como Mondial, Philco, Walita e iRobot. A ideia, por enquanto, é atuar no segmento de eletroportáteis, como liquidificadores, fritadeiras, aspiradores de pó, talheres e churrasqueiras.
Por enquanto, a empresa não venderá eletrodomésticos de maior porte, como geladeiras e fogões – segundo fontes do mercado, a empresa espera aprender com produtos menores antes de se arriscar nos desafios logísticos do País.
“Ficamos surpresos com a adoção ao marketplace da Amazon no Brasil: nas últimas quatro semanas, vimos centenas de novos vendedores se registrarem para vender eletrônicos – e os clientes estão amando encontrar mais produtos em nosso site”, disse Alex Szapiro, presidente da Amazon Brasil, em nota enviada à imprensa.
Lojas como Oppa, Etna, imaginarium, Casa & Vídeo e Spicy estão entre as parceiras da Amazon na empreitada. Cada loja paga, além da comissão de 10% das vendas à Amazon, uma taxa de R$ 19 por mês. Já pequenos vendedores pagam 10% à Amazon, mais R$ 2 por produto.
28 fatos sobre a história da Amazon
1 / 1528 fatos sobre a história da Amazon
Estudo
Para decidir o que a Amazon ia vender, Bezos pesquisouo que as pessoas comprariam pela internet. O primeiro item era música. Só que Bezos não consider... Foto: ReutersMais
Fundo de quintal
O primeiro escritório de Bezos foi a sua própria garagem. Naquela época, ele precisava apenas de um pequeno espaço para armazenar os livros doestoque ... Foto: ReproduçãoMais
Abracadabra
A ideia de Bezos era usar o nome Cadabra no site, como uma abreviação da palavra "Abracadabra". Só que ele acabou desistindo da ideia quando um amigo ... Foto: ReutersMais
Lançamento
Apesar de aideia ter começado a florescer em 1994, a plataforma só foi lançada em 1995, quando Bezos levantoucerca de US$ 1 milhão com 20 amigos e alg... Foto: ReproduçãoMais
Exportação
A primeira venda feita para fora dos Estados Unidos foi para Gênova, na Itália. O livro eraRanks of Bronze, de David Drake. Foto: Reprodução
Sucesso
Em seu primeiro mês de atividade, a Amazon enviou livros para 45 países e para todos os 50 estados americanos. Foto: EFE
Nuvem
Em 2006, a Amazon lançou o Amazon Web Services (AWS), que é o serviço de computação em nuvem da empresa, em que dados são armazenados e processados em... Foto: REUTERS/Chris HelgrenMais
Faturamento
Em apenas três meses no ar, a Amazon já faturava US$ 20 mil por semana. No ano passado, o faturamento da empresa foi de US$ 107bilhões. Foto: Reuters
Trabalho extra
Para conseguir suprir a demanda de pedidos, os poucos funcionários iniciais da Amazon trabalhavam mais de 12 horas por dia. Hoje, são mais de 230,8 mi... Foto: ReutersMais
Estoque
Para ajudar a organizar o imenso estoque da empresa, a Amazon usa robôs. Eles foram criados pela Kiva Systems, uma empresa de robótica comprada em pel... Foto: ReproduçãoMais
Guia
Durante os primeiros anos da Amazon, o livro mais vendido era um guia de como fazer seu próprio site. Foto: Reuters
Físico
No final de 2015, a empresa de Jeff Bezos inaugurou a sua primeira livraria física, em Seattle, nos Estados Unidos. Foto: Divulgação
Fogo
Em 2014, a Amazon lançou o seu próprio smartphone: o Fire Phone. Entretanto, o celular foi um fracasso de vendas e, apenas um ano depois, foi desconti... Foto: ReutersMais
Alexa
A Amazon, também em 2014, resolveu apostar no Echo, uma caixa de som equipada com a assistente pessoal da empresa, a Alexa. Foto: Divulgação
Amazon Go
A Amazon inaugurou a sua loja física, chamada de Amazon Go, em janeiro de 2018. Localizada em Seattle, com 167 metros quadrados, a Amazon Go parece co... Foto: Lindsey Wasson/ReutersMais