Após 17 anos no Mercado Livre, Helisson Lemos vai para a Movile

Executivo foi presidente do site de compra e venda de produtos desde 2010 e, agora, terá como missão 'acelerar' negócios em diferentes níveis de maturidade, como os aplicativos iFood e PlayKids

PUBLICIDADE

Por Claudia Tozzeto
Atualização:
Helisson Lemos, novo diretor de operações da Movile Foto: Evelson de Freitas/Estadão

Nas últimas semanas, a vida do executivo Helisson Lemos passou por uma grande mudança. Depois de 17 anos no site de compra e venda de produtos Mercado Livre – no qual construiu sua carreira e ocupou a presidência no Brasil nos últimos sete anos –, ele acaba de mudar de ares. Agora, Lemos é o diretor de operações da Movile, empresa de tecnologia que é dona do aplicativo de delivery de comida iFood e do aplicativo de conteúdo para crianças PlayKids. “Completei um ciclo no Mercado Livre e queria algo diferente para minha carreira”, disse Lemos, em entrevista ao Estado em seu primeiro dia no novo cargo.

PUBLICIDADE

No Mercado Livre, Lemos ajudou a empresa a conseguir resultados expressivos: no quarto trimestre de 2016, por exemplo, a empresa teve a maior receita da história no País para um período de três meses. Isso, num cenário recessivo. O desafio é levar a Movile – e suas sete empresas – a alcançar resultados tão bons quanto esse.

Estado: Por que o sr. resolveu sair do Mercado Livre depois de tanto tempo?Helisson Lemos: Eu completei um ciclo de 17 anos na empresa, já era presidente desde 2010 e percebi que queria algo diferente para minha carreira. Completei 40 anos em março. Tive uma história longa e de êxito numa única empresa, mas isso tem pontos positivos e negativos.

O que o levou a escolher a Movile para a próxima fase de sua carreira? Eu queria trabalhar em uma empresa que gerasse impacto na vida de muitas pessoas e os negócios da Movile, como o aplicativo iFood e o PlayKids, são usados por muitas pessoas. O potencial de crescimento é enorme.

Qual seu maior desafio na Movile? A posição de diretor de operações é nova e meu desafio é acelerar o crescimento de todas as empresas nas quais a Movile investe, por meio da execução do planejamento estratégico. O desafio é muito maior do que no Mercado Livre, pois preciso acelerar vários negócios com alto potencial de crescimento, mas com diferentes níveis de maturidade.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.