Após baixo crescimento, Snapchat anuncia reforma no aplicativo

Com aumento de apenas 5 milhões de usuários ativos diariamente, abaixo da expectativa dos analistas, empresa quer lutar contra fama de 'difícil'

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Por Bruno Capelas
Atualização:
A Sanp é dona do aplicativo de mensagens efêmeras Snapchat Foto: REUTERS/Mike Segar

O presidente executivo da Snap, empresa que é dona do aplicativo de mensagens efêmeras Snapchat, Evan Spiegel, anunciou nesta terça-feira, 7, que o aplicativo deverá passar por uma grande reformulação nos próximos meses. "Ouvimos muito que o Snapchat é difícil de usar, e nosso time está respondendo a isso", disse Spiegel em conferência com investidores, após a empresa apresentar mais um trimestre de resultados decepcionantes para o mercado. 

Nesta terça-feira, 7, a empresa divulgou seus resultados financeiros para o período entre julho e setembro de 2017. Os números frustraram os investidores, especialmente no que diz respeito ao crescimento de usuários. Em 31 de setembro, o Snapchat alcançou 178 milhões de usuários ativos diariamente, apenas 5 milhões acima do registrado três meses antes. A expectativa dos analistas era de que a empresa chegasse a 181 milhões de contas ativas por dia.

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Segundo Spiegel, as mudanças serão significativas e podem mudar a forma como os usuários aproveitam o Snapchat. "Será uma mudança disruptiva do nosso negócio no curto prazo, e ainda não sabemos como a comunidade de usuários vai se comportar. Estamos tomando esse risco para trazer benefícios em longo prazo ao nosso negócio", disse o presidente executivo, sem dar grandes detalhes. 

A fama de "aplicativo difícil de usar" acompanha o Snapchat há muito tempo – um exemplo icônico é que, ao abrir capital, a Snap teve de incluir um manual do aplicativo no material distribuído aos investidores. Por outro lado, mudar as caracterísitcas do aplicativo pode fazer com que ele perca seu público cativo. Hoje, o Snapchat enfrenta a forte concorrência do Facebook, que disseminou funções de mensagens efêmeras por seus aplicativos – o exemplo mais bem-sucedido é o do Instagram Stories, que já tem mais de 250 milhões de usuários ativos diariamente. 

Negócios. O baixo crescimento de usuários gerou uma fuga dos investidores: após o final do pregão da bolsa de valores de Nova York nesta terça-feira, 7, as ações da Snap chegaram a cair cerca de 18%. Com a queda, a empresa chegou à avaliação de US$ 14,7 bilhões – pouco mais da metade da alta histórica de US$ 28,3 bilhões, quando abriu seu capital, em março.

A empresa também viu um aumento no seu prejuízo: entre julho e setembro de 2017, a Snap perdeu US$ 443,2 milhões – no mesmo período do ano anterior, as perdas foram de US$ 124,2 milhões. A receita, por sua vez, cresceu de US$ 128,2 milhões para US$ 207,9 milhões no período. 

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