Apple autoriza acionistas de longo prazo a indicar membros do Conselho

Investidor que tiver pelo menos 3% da empresa pelo tempo de três anos torna-se elegível para indicar diretores

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:

Reuters

PUBLICIDADE

A Apple tornou-se na terça-feira, 22, a mais nova empresa norte-americana a alterar seu estatuto para permitir que acionistas de longo prazo indiquem membros para seu Conselho de Administração.

A fabricante do iPhone disse em documento que o acionista que detiver ao menos 3% de suas ações no mercado continuamente por ao menos três anos é elegível para indicar diretores.

Leia também:Ericsson e Apple fecham bilionário acordo de patentesApple diz que mais de 800 engenheiros trabalham na câmera do iPhone

Outras companhias que concordaram em adotar novas regras de “proxy access” este ano incluem Microsoft, Staples, Big Lots e Whiting Petroleum. “Proxy access” é o direito dos acionistas de indicar diretores para concorrer com outros indicados pela companhia.

Sob o estatuto da Apple, um grupo de até 20 acionistas é elegível para nomear até um quinto do Conselho, disse a companhia em documento publicado na terça-feira.

O Conselho da Apple tem atualmente oito membros, incluindo seu presidente-executivo, Tim Cook, e o presidente-executivo da Disney, Bob Iger.

Publicidade

/ REUTERS

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.