PUBLICIDADE

Apple negocia fabricação de iPhones na Índia

Empresa pediu incentivos fiscais em carta enviada ao governo indiano; Foxconn, que já fabrica aparelhos da marca na China, tem planta no país

Por Agências
Atualização:
Apple tenta baratear iPhones na Índia para ganhar mercado 

A Apple está negociando a produção local de iPhones na Índia, de acordo com reportagem publicada pelo jornal norte-americano The Wall Street Journal. O acordo com o governo indiano pode sinalizar uma nova estratégia da Apple para popularizar seu principal produto no país, ainda bastante orientado a smartphones de baixo custo e configurações mais modestas.

PUBLICIDADE

O primeiro ministro da Índia, Narendra Modi, está tentando impulsionar a produção local de produtos de tecnologia por meio de um programa chamado “Faça na Índia”. Em junho, o governo liberou fabricantes estrangeiros de uma regra de montar localmente pelo menos 30% dos produtos vendidos nas lojas por três anos.

Por meio de uma carta enviada ao governo da Índia em novembro, a fabricante teria explicado detalhes de seus planos para fabricar smartphones na Índia e pedido incentivos fiscais para tanto. Tanto o governo indiano quanto a filial da Apple na Índia não comentaram o assunto.

Vantagem. A fabricação local de iPhones na Índia pode ajudar a Apple a abrir lojas próprias no país. Isso pode aumentar a exposição da marca e a impulsionar as vendas. Segundo estimativas de analistas de mercado, o iPhone representa menos de 2% das vendas de smartphones na Índia.

Outro fato que pode ajudar a Apple é a presença de uma planta da Foxconn na Índia. A fabricante, que é responsável pela montagem da maior parte de smartphones da marca, poderia participar do acordo.

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.