PUBLICIDADE

Apple remove bloqueadores de anúncios da App Store

Dentre os apps removidos está o Been Choice, que bloqueia anúncios de sites como Facebook, Google e da própria Apple

Por Agências
Atualização:

REUTERS

PUBLICIDADE

A Apple informou na quinta-feira, 8, que removeu “alguns” aplicativos da App Store, expressando preocupação de que a segurança dos dados pessoais de alguns usuários possa ser comprometida sob certas circunstâncias.

Veja também:Loja de aplicativos da Apple sofre infecção em massaApple divulga lista de aplicativos infectados em ataque

A empresa disse que os apps ameaçam a segurança dos usuários ao instalar certificados que podem expor dados à monitoramento de terceiros. Ou seja, esses programas poderiam permitir que pessoas má intencionadas espionassem ou, até mesmo, instalassem malwares nos dispositivos de usuários.

Não foram especificados o número preciso de aplicativos removidos. Entretanto, o app retirado da App Store que mais chamou a atenção foi o Been Choice, um bloqueador de anúncios que consegue esconder a publicidade de sites como Facebook, Google e, até mesmo, na loja de aplicativos da própria Apple.

“A Apple está profundamente comprometida em proteger a privacidade e segurança de consumidores”, disse uma porta-voz da Apple em comunicado. “Estamos trabalhando proximamente com esses desenvolvedores para rapidamente trazer seus aplicativos de volta à Apple Store, enquanto garantimos que a privacidade e segurança de clientes não estão em risco.”

Aplicativos com os chamados certificados raiz direcionam dados de usuários para servidores onde possam ser analisados. Isso abre as portas para que provedores de dados vejam tráfego encriptado, deixando usuários vulneráveis a brechas.

Publicidade

/COM REUTERS

Tudo Sobre
Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.