PUBLICIDADE

Cientistas da Apple revelam pesquisa sobre carro autônomo

Empresa não quis comentar, mas pesquisa dá pistas sobre trabalho da empresa no setor

Por Agências
Atualização:
Em 2017, a Apple recebeu licença do governo da Califórnia, nos Estados Unidos, para testar veículos autônomos. A empresa, no entanto, ainda não divulgou se está trabalhando em softwares ou em veículos próprios. Quando questionada por um usuário, a companhia norte-americana declarou que “está investindo pesadamente no estudo da aprendizagem de máquinas e automação, e está entusiasmada com o potencial de sistemas automatizados em muitas áreas, incluindo o de transporte". Foto: Yuya Shino/Reuters

Uma pesquisa feita por cientistas da computação da Apple sobre como carros autônomos podem visualizar melhor ciclistas e pedestres usando menos sensores foi publicada nesta semana na internet, dando pistas do que parece ser o primeiro relatório da companhia divulgado publicamente sobre veículos autônomos.

PUBLICIDADE

O relatório dos pesquisadores Yin Zhou e Oncel Tuzel, enviado no dia 17 de novembro para a publicação independente arXiv, é significativo porque o famoso segredo corporativo da Apple ao redor de produtos futuros tem retrocedido em relação a pesquisadores sobre inteligência artificial e aprendizado de máquinas.

Os cientistas propuseram uma nova abordagem de software chamada “VoxelNet” para ajudar os computadores a detectarem objetos tridimensionais.

A Apple não quis comentar.

Os acadêmicos normalmente compartiham seu trabalho livremente com colegas de outras organizações. Cedendo a essa dinâmica, a Apple criou uma publicação – o Apple Machine Learning Journal – para seus pesquisadores. O trabalho deles raramente aparece fora da publicação, que até agora não divulgou nada sobre carros autônomos.

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.