Cofundador da Apple, Steve Wozniak anuncia que sairá do Facebook
'No Facebook, você é o produto', disse Wozniak, em entrevista ao jornal americano 'USA Today'; declaração dá sequência a troca de farpas entre Apple e Facebook
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Por Redação Link
Atualização:
O cofundador da Apple, Steve Wozniak, se juntou ao #deletefacebook, movimento que conclama usuários de todo mundo a excluirem suas contas na rede social após a revelação de uso ilícito de dados de 87 milhões de usuários pela consultoria Cambridge Analytica. Em entrevista ao jornal americano USA Today neste domingo, 8, Wozniak disse que está deixando a rede por conta da falta de cuidados da empresa com os dados de seus usuários.
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"Os usuários dão ao Facebook cada detalhe de suas vidas e a empresa... ganha muito dinheiro com propaganda em cima disso", disse Wozniak. "Os lucros são todos baseados no usuário, mas ele não ganha nada com isso." Segundo o cofundador, ele preferia pagar ao Facebook para usar a rede social do que ter seus dados utilizados.
Wozniak também voltou a repetir o argumento dado por Tim Cook, presidente da Apple, de que a companhia não utiliza dados de seus usuários, mas sim, vende produtos. "Como se diz por aí: com o Facebook, você é o produto", declarou Wozniak.
A história do Facebook em 30 fotos
1 / 22A história do Facebook em 30 fotos
Prólogo
Em 28 de outubro de 2003, Mark Zuckerberg lança o Facemash, um predecessor do Facebook. Usando fotos do sistema de alunos de Harvard, o site pedia aos... Foto: ReproduçãoMais
Início
Em 4 de fevereiro de 2004, quatro estudantes de Harvard fundam uma rede social voltada para estudantes da universidade,o Thefacebook: Mark Zuckerberg,... Foto: DivulgaçãoMais
Investimentos
Em junho de 2004, a rede social já havia se expandido para outras universidades e recebeu seu primeiro investimento, feito pelo investidor Peter Thiel... Foto: NYTMais
Plágio
Em 2004, os ex-colegas de Mark Zuckerberg em Harvard, os irmãos Cameron e Tyler Winklevoss entram com uma ação judicial contra o Facebook, alegando qu... Foto: NYTMais
1 milhão de amigos
Com Sean Parker na presidência, o Facebook conquista 1 milhão de usuários em 30 de dezembro de 2004. Meses depois, a empresa transfere sua sede para u... Foto: NYTMais
'Não, não, não'
Em março de 2006, o Yahoo oferece US$ 1 bilhão para comprar o Facebook, mas Mark Zuckerberg rejeita a proposta. Foto: NYT
Feed de notícias
Em setembro de 2006, o Facebook lança o News Feed (Feed de Notícias, em português): uma página que se atualizava automaticamente através de um algorit... Foto: ReproduçãoMais
Para menores
Inicialmente voltado para universitários de faculdades de renome nos Estados Unidos, o Facebook se abre, em setembro de 2006,para qualquer usuário a p... Foto: ReutersMais
Abertura
Em 2007, buscando superar rivais como o MySpace, o Facebook abre sua plataforma de dados (API, na sigla em inglês) para desenvolvedores criarem aplica... Foto: ReutersMais
Microsoft
Em outubro de 2007, a Microsoft adquire 1,4% das ações do Facebook, o que faz a empresa ser avaliada em US$ 15 bilhões. Foto: Reuters
Tchau, Myspace
Maior rede social do mundo até 2009, o MySpace é destronado da liderança pelo Facebook em maio daquele ano: segundo números da ComScore, a rede social... Foto: EstadãoMais
Fazenda Feliz
Lançado pela Zynga em 2010, FarmVille se torna o primeiro grande game a ser jogado dentro do Facebook. O jogo tinha um objetivo simples: o usuário ass... Foto: ReproduçãoMais
Curtida
Em junho de 2010, a empresa lança uma de suas marcas registradas: o botão de "Like" – aqui no Brasil, o like é chamado de curtida. Em Portugal, ele é ... Foto: ReutersMais
A Rede Social
Estreia em outubro de 2010 o filmeA Rede Social, que conta a história dos primeiros anos do Facebook. O filme, dirigido por David Fincher (Seven)e com... Foto: ReproduçãoMais
Mensageiro
Em 9 de agosto de 2011, o Facebook lança o Facebook Messenger: inicialmente um substituto para o chat interno que havia na rede social, o Messenger se... Foto: ReutersMais
Linha do tempo
Em setembro de 2011, o Facebook introduz a Linha do Tempo (Timeline), uma função que alterava os perfis dos usuários: no lugar de informações detalhad... Foto: ReproduçãoMais
Abertura de capital
Em 18 de maio de 2012, o Facebook realiza sua abertura de capital na bolsa de valores Nasdaq, em Nova York: com preços iniciais de US$ 38, as ações da... Foto: ReutersMais
'Bota no Insta'
Criado pelo americano Kevin Systrom e pelo brasileiro Mike Krieger, a rede social de fotografias Instagram é comprada pelo Facebook por US$ 1 bilhão e... Foto: NYTMais
Internet.org
Em parceria com seis empresas (Samsung, Ericsson, MediaTek, Nokia, Opera e Qualcomm), Mark Zuckerberg lança o Internet.org em agosto de 2013. A intenç... Foto: ReutersMais
Zap Zap
Em fevereiro de 2014, o Facebook anunciou a aquisição do WhatsApp, um dos principais aplicativos de mensagem da atualidade, por US$ 21,8 bilhões (em v... Foto: ReutersMais
Reações
O velho botão de curtir ganhou novos companheiros em abril de 2016: desde então, as pessoas podem reagir às publicações dos amigos com "Amei", "Haha" ... Foto: ReutersMais
Feed de Notícias
Criticado pela disseminação de notícias falsas, o Facebook decidiu reagir em janeiro de 2018: naquele mês, a empresa disse que iria alterar seu algori... Foto: ReutersMais
Farpas. Há duas semanas, Tim Cook alegou que empresas como o Facebook não deveriam se beneficiar das informações pessoais dos usuários.
Cook tinha declarado que o Facebook e o Google tentam aprender tudo sobre os usuários para depois monetizar as informações. “Achamos isso errado e não é o tipo de empresa que a Apple quer se tornar”, disse. Questionado sobre o que faria se estivesse na pele de Zuckerberg, Cook respondeu que "não estaria nesse tipo de situação."
Na semana passada, Zuckerberg rebateu às críticas. Segundo ele, usar de dados privados de usuários da rede social para alcançar lucros dizendo que o modelo é "a única forma possível de manter a plataforma funcionando".
"Se você deseja criar um serviço que ajude a conectar todos no mundo, há muitas pessoas que não podem pagar. E um modelo apoiado por publicidade é o único modo racional”, disseo presidente executivo do Facebook, durante a entrevista. “Isso não significa que não estamos focados em servir pessoas”, completou.
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O executivo do Facebook aproveitou a e entrevista para alfinetar os altos valores cobrados pela Apple em seus produtos. Zuckeberg disse que as pessoas não deveriam acreditar “que as empresas que tentam cobrar a mais por seus produtos realmente se importam” com seus usuários.
“Se você não quer construir um serviço que sirva apenas para pessoas ricas, então precisa fazer algo que as pessoas consigam pagar”, afirmou.