Com 'demora' para inovar, Apple abre espaço para rivais chinesas

As marcas chinesas, antes vistas como baratas e imitadoras, aumentaram a qualidade e agora controlam quase metade do mercado de dispositivos móveis global

PUBLICIDADE

Por Agências
Atualização:
Com novos smartphones caros e com poucas inovações inéditas, Apple abre espaço para que fabricantes chinesas cresçam no mercado internacional. Foto: Yuya Shino/File Photo/Reuters

A Apple anunciou na semana passada novos iPhones com carregamento sem fio, uma tela de ponta a ponta e câmeras duplas — recursos já amplamente disponíveis em telefones das chinesas Huawei e Oppo e da sul-coreana Samsung. Enquanto a companhia norte-americana demora para inovar (ainda que traga as novidades do seu próprio jeito, aprimorando e facilitando seu uso), ela abre brechas para suas rivais asiáticas crescerem dentro de mercados desenvolvidos.

PUBLICIDADE

As marcas chinesas, antes vistas como baratas e imitadoras, aumentaram a qualidade e agora controlam quase metade do mercado de dispositivos móveis global. Ao incluir recursos de alta tecnologia em dispositivos acessíveis usando uma mistura de promoção, publicidade e alcance de varejo, elas também conquistaram alguns usuários leais da Apple.

A Huawei, cujas exportações de smartphones para a Europa cresceram mais de 50% no primeiro semestre deste ano, está perto de superar a Apple como segunda maior fabricante do mundo.

“Ela é vista como uma concorrente relevante para a Apple e a Samsung por cobrir todos os principais pontos de preço e fazer grandes investimentos em marketing e vendas”, disse à Reuters uma porta-voz da MediaMarktSaturn, maior revendedora de eletrônicos da Europa.

O rápido crescimento das fabricantes chinesas foi impulsionado por fortes vendas no mercado interno, mas elas agora exportam 40% dos seus smartphones, quase o dobro do número de apenas três anos atrás, de acordo com a CLSA.

Com sua crescente escala e nivelamento de melhorias de hardware, outras empresas chinesas também estão tentando invadir o mercado de smartphones de alta tecnologia. De acordo com a porta-voz da MediaMarktSaturn, Huawei, ZTE, Lenovo e TCL estão entre as 10 marcas de smartphones mais vendidas em suas lojas.

“Marcas chinesas com escala crescente, acesso à mesma cadeia de suprimentos, aumento do poder de compra de componentes, marketing agressivo e as ofertas que valem o preço bloquearam o crescimento da Apple e anularam pontos de diferenciação”, disse o diretor de pesquisa da Counterpoint, Neil Shah.

Publicidade

Comentários

Os comentários são exclusivos para assinantes do Estadão.